Leia também:
X Bolsonaro cancela viagem a Davos, diz porta-voz

Bolsa dos EUA bate recorde após Trump acalmar conflito

Presidente americano declarou que o Irã "parece estar se acalmando"

Pleno.News - 09/01/2020 07h28 | atualizado em 09/01/2020 07h37

Índica da bolsa de valores dos EUA bateu recorde Foto: Reprodução

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizar a diminuição na tensão com o Irã, o mercado financeiro se recuperou do movimento brusco de aversão a risco da noite de terça-feira (7) e a Bolsa americana Nasdaq bateu seu recorde histórico, com alta de 1%.

Na madrugada da quarta-feira (8), noite de terça no Brasil, o Irã atacou com mísseis duas bases iraquianas que abrigam militares dos Estados Unidos O ato foi em retaliação ao ataque americano que matou o principal comandante militar do Irã, o general Qassem Soleimani na última sexta-feira (3).

Depois da resposta iraniana, o preço do barril de petróleo disparou 5% e foi a 71,75 dólares (R$ 291,61) às 22h (horário de Brasília). O país é um dos principais produtores de petróleo de mundo e tem uma posição geográfica estratégica para o escoamento da matéria-prima do Oriente Médio.

Além da commodity, o índice de volatilidade VIX, que mede o receio ao risco global, também disparou, com alta de 10,5% com o temor de investidores de uma escalada no conflito entre americanos e iranianos.

O primeiro alívio veio com a afirmação pelo presidente americano de que não houve vítimas do ataque vindo do Irã. Do lado iraniano, o chanceler Javad Zarif declarou que o país “não procura a escalada dos conflitos ou guerra”, disse no Twitter.

Com as declarações, o mercado financeiro inverteu o sinal e as principais bolsas globais abriram em alta na quarta. Por volta das 13h30, Trump fez um discurso conciliador e disse que puniria os iranianos por meio de sanções comerciais, e não por atos militares.

– Parece que o Irã está se acalmando, o que é uma coisa boa para todos as partes envolvidas e para o mundo – afirmou o presidente.

Após o pronunciamento, o preço do petróleo fechou em queda de 3%, a 66,18 dólares (R$ 268,98). Também contribuiu para a queda, a indicação, pelo governo americano, de alta nas reservas de petróleo do país. Os índices acionários americanos Dow Jones e S&P 500 aceleraram alta e fecharam próximo a níveis recordes, com valorização de 0,5%. A Nasdaq teve alta de 0,67% e foi a 9.129 pontos, renovando o recorde de 2 de janeiro.

*Folhapress

Leia também1 Trump reduz tensão e diz que Irã "está se acalmando"
2 Bolsonaro assiste discurso de Trump e critica governo Lula
3 Donald Trump: "Nenhuma vida americana foi perdida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.