Leia também:
X Dallagnol: ‘Lava Jato nunca quis pegar políticos, mas criminosos’

BNDES: Empréstimo à Venezuela é “irrelevante”, diz Mercadante

Presidente do banco afirmou que o tema virou um "assunto ideológico"

Henrique Gimenes - 13/02/2023 18h48 | atualizado em 13/02/2023 21h18

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES Foto: EFE/ André Coelho

Nesta segunda-feira (13), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, falou sobre os empréstimos feitos pela instituição ao governo da Venezuela. Para ele, o tema virou um “assunto ideológico”.

O tema foi discutido por Mercadante durante uma entrevista ao portal UOL. Apesar disso, ele disse que não há planos para novos empréstimos ao país vizinho.

– Você pode ter uma renegociação de dívida, mas você não faz um financiamento para quem está inadimplente. Nunca foi mais do que 1,3% o desembolso do BNDES para o financiamento de serviços no exterior. Nunca foi relevante. Parece que é o centro do BNDES, mas é um problema completamente marginal diante do que são os volumes que o BNDES empresta – destacou.

Mercadante explicou ainda que a Venezuela tem uma dívida com o Brasil de 900 milhões de dólares e uma que está para vencer no valor de 172 milhões de dólares.

– Ao BNDES ela não deve nada, porque nós tínhamos um fundo garantidor. Isso é um problema do governo federal e do governo venezuelano – ressaltou.

Durante a entrevista, o presidente do BNDES também falou sobre as recentes polêmicas em torno do Banco Central e afirmou que isso não é um assunto sobre o qual ele deva falar.

– Não é papel do BNDES discutir o Banco Central. Quem fiscaliza e regula o BNDES é o Banco Central, então eu não vou entrar no debate. Está fora do meu mandato e da minha competência – pontuou.

Leia também1 Jogador aparece no Super Bowl com jaqueta vista como satânica
2 Lula entregará prêmio a Chico Buarque, vetado por Bolsonaro
3 Dallagnol: 'Lava Jato nunca quis pegar políticos, mas criminosos'
4 Criança morre por erro médico e hospital pagará R$ 200 mil
5 Luana Piovani chora: "Punhal enfiado por uma criança"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.