Leia também:
X Desemprego cai e atinge menor marca trimestral em seis anos

BC quer responsabilizar bancos por fraudes relacionadas ao Pix

Medida ocorre em momento de crescimento do número de casos em que ladrões roubam os celulares de vítimas para acessar aplicativos de bancos

Pleno.News - 01/06/2022 14h59 | atualizado em 01/06/2022 15h38

Banco Central quer responsabilizar bancos por golpes no Pix Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária vai iniciar um processo de responsabilização de bancos caso haja fraudes envolvendo o Pix. Isso porque tem crescido o número de casos em que ladrões roubam os celulares de vítimas com o intuito de acessar os aplicativos bancários para transferir indevidamente o dinheiro.

– Quando alguma fraude é cometida por Pix, é preciso ter uma conta receptora. Se eu chego para você e peço para fazer um Pix para mim, de duas, uma: ou vai ter um Pix na minha conta, com todos os meus dados lá, e vai ser fácil me prender; ou eu estou recebendo por uma conta laranja, intermediária – explicou Campos Neto.

O presidente do BC, que participou de uma audiência na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (31), falou que a ideia é apertar “os bancos o máximo possível para que eles não tenham capacidade de ser hospedeiros de contas laranjas ou intermediárias”.

– Vamos começar o processo de responsabilizar os bancos se for feito uma fraude Pix, e eles tiverem uma conta laranja – destacou.

A Polícia Civil de São Paulo suspeita que quando os roubos começaram a ganhar força na capital paulista, no ano passado, não havia muito envolvimento de membros do PCC, uma vez que seriam crimes que atraem a atenção da polícia e atrapalham o tráfico. Com o tempo, contudo, os criminosos passaram a concluir que tais golpes poderiam ser lucrativos.

*AE

Leia também1 Governo diz que Globo ainda não pediu renovação de concessão
2 Filho adotivo de Carol Nakamura decide viver com mãe biológica
3 Artistas e aliados leem cartas endereçadas a Lula na prisão
4 Homem invade carro e abusa de mulher grávida em Catanduva
5 OMS diz que varíola dos macacos está em 30 países fora da África

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.