BC muda regra para compras feitas com moeda estrangeira
Fatura do cartão de crédito terá que vir com a cotação do dia da compra
Jade Nunes - 28/11/2018 14h04

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, informou nesta quarta-feira (28) que caso o cliente faça uma compra em moeda estrangeira, ele passará a pagar o valor equivalente a cotação no dia da compra, e não mais do vencimento da fatura do cartão. A regra só começa a valer em 1º de março de 2020.
– Normalmente, (o cliente) compra e paga a taxa de câmbio do dia de vencimento da fatura. Às vezes, o que ocorre é que o que ele compra não é o que ele paga, pois o câmbio se deprecia (dólar sobe, por exemplo). O que estamos instituindo agora é que a taxa terá de ser do dia em que o cliente comprou – explicou.
A fatura também deverá mostrar a moeda em que foi feita a compra e o equivalente em real, além da data da aquisição. Atualmente, são poucos os bancos que cobram o valor referente a cotação no dia da compra.
– Vai levar um tempo para mudar o sistema do cartão de crédito dos bancos, mas depois vai começar a valer. Muitos bancos já oferecem esse serviço. Consumidor já pode ir procurando cartões com a taxa de câmbio do dia – afirmou Goldfajn.
Leia também1 Instituto Federal Fluminense lança edital para professores
2 Pedido de recuperação judicial da Saraiva é aceito pela Justiça
3 Agência seleciona brasileiros para trabalhar no Canadá