CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Produção nacional de petróleo e gás bate recordes em janeiro

BC lança serviço que permitirá pagamentos a qualquer hora

Novo método estará disponível para a população a partir de novembro

Paulo Moura - 19/02/2020 15h10 | atualizado em 19/02/2020 15h11

Novo sistema permitirá pagamento imediato Foto: Divulgação

O Banco Central (BC) lançou nesta quarta-feira (19) um sistema de pagamentos e transferências instantâneos. Na prática, agora os usuários poderão, de forma rápida e segura, fazer operações bancárias em qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor. O novo método estará disponível para a população a partir de novembro.

De acordo com o BC, o objetivo do novo serviço é agilizar e facilitar os pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais. O PIX, como foi batizado, será uma alternativa aos modelos já existentes como TED, DOC, boleto, cheque ou cartões. As transações serão feitas através de QR Code ou do uso de informações comuns como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.

Para utilizar o novo mecanismo, o pagador e o recebedor deverão ter uma conta em banco, instituição de pagamento ou em uma fintech. As transações poderão ser feitas através de qualquer modalidade de conta, seja ela corrente, poupança ou de pagamentos.

Outra vantagem será a liberdade de poder realizar transações independente da data ou do horário. Com o novo serviço, a liquidação do pagamento ou transferência entre pagador e recebedor será imediata e o valor estará disponível poucos segundos após a operação ser realizada.

Leia também1 Produção nacional de petróleo e gás bate recordes em janeiro
2 Justiça manda Petrobras suspender demissões no PR
3 ANP: Greve ainda não impacta suprimento de combustíveis


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo