Banco Central reduz taxa de juros do país para 7% ao ano
Foi a décima queda seguida na Taxa Selic que atingiu o menor valor na história
Henrique Gimenes - 06/12/2017 18h33 | atualizado em 06/12/2017 19h52

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (6), realizar mais um corte na taxa de juros no Brasil. Por unanimidade, o Comitê reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 7% ao ano (a.a.).
Foi a décima redução seguido na taxa Taxa Selic, que estava em 7,50%. Com a redução, a taxa alcança seu menor nível na história.
O Copom justificou a decisão afirmando que os indicadores de atividade econômica mostram sinais compatíveis com a recuperação gradual da economia brasileira. Diz ainda que a “atividade econômica global vem se recuperando sem pressionar em demasia as condições financeiras nas economias avançadas. Isso contribui para manter o apetite ao risco em relação a economias emergentes”
O Comitê também afirmou que o comportamento da inflação “permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis confortáveis ou baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”. A previsão é que a inflação feche o o ano em 3%.
A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.
LEIA TAMBÉM
+ Deficit da Previdência dos estados subiu 6,83% em 2016
+ 10 profissões curiosas que foram extintas do mercado