Leia também:
X Maio fecha com saldo positivo em vagas de trabalho formal

BC prevê inflação menor em 2017

O dado ficou abaixo da estimativa de inflação do relatório divulgado em março

Pandemia derrubou PIB do Brasil no primeiro trimestre

Pandemia derrubou PIB do Brasil no primeiro trimestre Foto: USP Imagens/Marcos Santos

Henrique Gimenes - 22/06/2017 11h55 | atualizado em 24/06/2017 14h55

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (22), o seu Relatório Trimestral de Inflação. No documento, o Banco revisou a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano de 3,9% para 3,8%. O dado ficou abaixo da estimativa de inflação do relatório divulgado em março, de 4% ao ano. Ainda segundo o documento, a previsão de inflação para 2018 passou para 4,5%.

O BC manteve ainda a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 em 0,5%, sendo cauteloso na análise em função da crise política. Sobre a Taxa Selic, o documento do Comitê de Política Monetária (Copom), ressalta que a decisão no ritmo de cortes dependerá das projeções e expectativas de inflação e da atividade econômica. Em maio, o BC cortou a taxa em 1 ponto percentual, a 10,25 por cento ao ano.

O IPCA foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público. É medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considerado o índice oficial de inflação do país. O PIB é o indicador que mede a atividade econômica no país. A Taxa Selic é a taxa de juros oficial do Brasil.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.