Leia também:
X Até os chinelos! Fabricante das Havaianas realiza demissões

Após críticas, Haddad diz que vai recuar de taxar Shein e Shopee

Ministro diz que tentará outras alternativas para a questão de sonegação

Pleno.News - 18/04/2023 14h07 | atualizado em 18/04/2023 16h10

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo voltou atrás e decidiu manter a isenção de tributação para encomendas do exterior sem fins comerciais entre pessoas físicas até 50 dólares (R$ 248). Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que se tentasse resolver primeiro o problema de sonegação com medidas administrativas, aumentando o poder de fiscalização da Receita Federal.

– O governo vai manter isenção de pessoa física para pessoa física. Na verdade, estão usando brecha para burlar a lei. A Receita queria fechar essa brecha. O presidente falou para atuar administrativamente primeiro para não prejudicar quem de boa-fé está usando essa regra – disse Haddad, em conversa rápida com jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

– Estava gerando confusão de que isso poderia prejudicar pessoas de boa-fé que recebem encomendas do exterior até esse patamar e o que está sendo usado para burlar essa regra, que é o que uma empresa particular está fazendo nesse momento – completou, sem citar nomes.

Haddad afirmou que está estudando como outros países lidam com o tema para adotar novas medidas no Brasil.

Sobre a expectativa de arrecadação de R$ 8 bilhões com o fim da isenção, Haddad disse que vai depender dessas novas medidas, mas admitiu que vai ficar mais difícil.

– Vai ficar mais difícil, mas vamos verificar uma forma de fiscalização administrativa mais eficaz.

O ministro ainda afirmou que a Ali Express e a Shopee disseram que concordam com as medidas do governo, porque consideram que é prática desleal e não querem se confundir com quem está cometendo crime tributário. Já a Shein não entrou em contato, segundo Haddad.

Em carta endereçada a Haddad, o cofundador e diretor global de Operações do Grupo Sea, controlador da Shoppe, Gang Ye, declarou apoio à proposta do Ministério da Fazenda de acabar com a isenção de impostos sobre encomendas internacionais de até 50 dólares entre pessoas físicas.

Gang Ye afirmou na carta que 85% das vendas intermediadas atualmente pelo Shopee são entre vendedores brasileiros e consumidores brasileiros. Os outros 15% são importados e, segundo ele, pretendem reduzir e substituir por ofertas locais competitivas.

*AE

Leia também1 Bolsonaro rebate fala de Haddad sobre não conhecer a Shein
2 Shein e Shopee esclarecem que imposto é pago pelos clientes
3 Bolsonaro quis zerar imposto de importação até 100 dólares
4 Daniela Lima reage à taxação sobre produtos Shein: "Passada"
5 Dono da Riachuelo comemora taxação de compras da China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.