Leia também:
X Paulo Guedes: “Governadores foram sócios da crise”

Aneel aprova revisão que reduz tarifas de 10 distribuidoras

Novos valores entram em vigor a partir desta quarta-feira

Pleno.News - 12/07/2022 20h20 | atualizado em 13/07/2022 11h58

Aneel aprova revisão tarifária que reduz tarifas de 10 distribuidoras Foto: Pexels

Nesta terça-feira (12), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou as Revisões Tarifárias Extraordinárias (RTEs) de dez distribuidoras que já passaram por processo tarifário em 2022, levando à redução dos índices que já tinham sido homologados. As novas tarifas entram em vigor a partir da quarta-feira (13).

De acordo com a ANEEL, as revisões ocorreram em decorrência da aplicação da Lei nº 14.385/2022, para considerar a devolução de valores advindos de ações judiciais transitadas em julgado que estabeleceram a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins cobrado na conta de energia.

Considerando a decisão de hoje e as devoluções já ocorridas nos processos de 2022, o efeito médio sobre as tarifas vigentes a ser percebido pelos consumidores residenciais varia de 0,5% a 5,34% de redução, dependendo da distribuidora.

A agência informou que foram adiadas as deliberações dos processos tarifários das distribuidoras Energisa Mato Grosso do Sul (EMS), Energisa Mato Grosso (EMT), cujos créditos ainda não foram habilitados pela receita federal, além da Equatorial Alagoas e da Light, por causa de liminares judiciais.

Em relação aos processos tarifários de distribuidoras que ainda não ocorreram em 2022, o colegiado da Aneel fará os cálculos do impacto da devolução no momento do reajuste e da revisão de cada empresa.

*Agência Brasil

Leia também1 Paulo Guedes: "Governadores foram sócios da crise"
2 Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294 para 2023
3 Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fono
4 Pesquisa aponta crescimento industrial em 11 estados
5 Confira 6 vantagens do cartão empresarial para o seu negócio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.