Leia também:
X FGTS: Ministro do Trabalho volta a criticar saque-aniversário

Aliados do governo lançam a campanha #JurosBaixosJá

Movimento é capitaneado pelo deputado federal Lindbergh Farias

Pleno.News - 13/02/2023 20h43 | atualizado em 14/02/2023 11h00

Deputado Lindbergh Farias Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Capitaneados pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) parlamentares vão lançar, nesta terça-feira (14), a campanha #JurosBaixosJá, no Salão Verde da Câmara. O manifesto vai ocorrer um dia depois de o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, conceder uma entrevista ao programa Roda Viva [na noite desta segunda (13)]. Congressistas também se articulam para convidar o banqueiro central a dar explicações sobre o nível dos juros no Brasil. A Selic atualmente está em 13,75% ao ano.

O evento contará também com participação da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, uma das vozes mais duras em relação ao trabalho de Campos Neto. Estão previstos ainda outros deputados e senadores da base do governo, como o líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos (SP), o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

– O tema dos juros tem sido destaque no debate político e econômico nacional. Nós não concordamos com a decisão do Banco Central de manter a taxa Selic no patamar de 13,75%, a mais alta taxa de juros reais do mundo – disse Lindbergh por meio de nota, citando a mensuração que já desconta a inflação da taxa de juros

De acordo com o deputado, a coordenação da política monetária é um tema central para os rumos da economia brasileira, para a geração de empregos e deve ser debatida por toda a sociedade, e não apenas pelo sistema financeiro. Lindbergh explicou que chegou a apresentar requerimento de convocação a Campos Neto para explicar o nível do juro e a política monetária do BC.

Na realidade, como presidentes do Banco Central não têm mais status de ministro, os parlamentares podem apenas convidar, e não mais convocar esses dirigentes a comparecerem ao Congresso. Quando há uma convocação, a participação é obrigatória.

Lindbergh também prometeu criar uma “Frente Parlamentar contra os juros abusivos” para mobilizar o Parlamento e a sociedade para o tema.

O evento está marcado para iniciar às 16h30 desta terça.

*AE

Leia também1 FGTS: Ministro do Trabalho volta a criticar saque-aniversário
2 Avivamento? Líderes brasileiros analisam culto na Asbury
3 Malafaia denuncia excessos do "ditador desgraçado da toga"
4 Tebet diz que reforma tributária é a "única bala de prata"
5 Avivamento nos EUA: Estudante relata como foi sua experiência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.