Leia também:
X Meirelles diz que ideia de reter FGTS está descartada

Acionistas da Vale aprovam plano de reestruturação

Entre os pontos aprovados, há medida que dilui o controle da companhia

Mina de ferro da Vale no Pará

Mina de ferro da Vale no Pará

Henrique Gimenes - 27/06/2017 16h25

Os acionistas da mineradora Vale aprovaram, nesta terça-feira (27), o plano de reestruturação da empresa. Todos os seis itens da pauta foram aprovados. Entre eles, há a conversão voluntária de de ações preferenciais classe “A” de emissão da Vale em ações ordinárias. A intenção é diluir o controle dos acionistas da companhia, para que ela possa ser listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança da bolsa de valores B3 (ex-Bovespa).

Entre as outras medidas aprovadas, está a a alteração do estatuto social da companhia para adequá-lo às regras do segmento do Novo Mercado e a incorporação da holding Valepar. A holding é a acionista controladora da empresa que reúne Bradespar, BNDESPar, a Mitsui e os fundos de pensão Previ, do Banco do Brasil, Funcef, da Caixa Econômica Federal e Petros, da Petrobras.

O  próximo passo será a conversão das ações, que acontecerá em um prazo de 45 dias. A previsão da empresa é entrar no Novo Mercado em 2020. As ações preferenciais conferem ao proprietário prioridades na distribuição de dividendos, que é a parcela de lucro recebidas pelos acionistas. Já as ações ordinárias também concedem direito a voto nas assembleias da empresa.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.