Leia também:
X Comissão aprova reforma da Previdência dos militares

A economia brasileira saiu do fundo do poço, diz governo

País cresceu acima do esperado

Pedro Ramos - 03/12/2019 12h53 | atualizado em 03/12/2019 14h34

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Agência Brasil/José Cruz

Após o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informar que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro avançou 0,6% no terceiro trimestre, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou nota técnica na qual afirma que a desaceleração da economia ficou para trás.

De acordo com o documento, a melhora nas expectativas de consumidores e empresários é fruto de ações de austeridade fiscal e medidas estruturais que corrigem a má alocação de recursos, como a alteração na forma de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

– Os efeitos dessas medidas se propagarão para 2020 e o PIB do setor privado continuará acelerando, confirmando um crescimento substancialmente superior ao observado nos últimos anos – afirma o órgão.

A secretaria menciona a aprovação da reforma da Previdência entre as medidas que melhoraram a percepção dos agentes econômicos e levaram a um ganho nos indicadores a partir de agosto.

– A economia brasileira saiu do ‘fundo do poço’, com inflação sob controle e juros baixos – diz o documento da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

O presidente Jair Bolsonaro comemorou o resultado. Em discurso, durante o Fórum de Controle no Combate à Corrupção, ele disse que o crescimento do terceiro trimestre veio acima do projetado pelos analistas econômicos, o que prova a tendência de retomada do crescimento.

– Algo inesperado para os analistas econômicos, mas, da nossa parte, sabíamos que viria uma boa noticia. E ela veio em uma boa hora. A nossa equipe econômica diz que a previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo – afirmou o presidente.

*Folhapress

Leia também1 Comissão aprova reforma da Previdência dos militares
2 PIB brasileiro cresce 0,6% no terceiro trimestre de 2019
3 Chanceler: "Decisão de Trump não preocupa o Brasil"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.