Leia também:
X Inadimplência atinge 61 milhões de brasileiros

5 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez

Organização financeira é um dos pontos importantes para conseguir sair da casa dos pais

Cinco dicas para morar sozinho

Cinco dicas para morar sozinho

Jade Nunes - 04/07/2017 10h05 | atualizado em 02/08/2017 17h08

A geração dos millenials tem pressa para sair de casa. Mas também dificuldade de dar o primeiro passo. Uma pesquisa do portal de classificados de imóveis Zap mostrou que, entre os millennials brasileiros, nascidos entre 1985 e 2000, 62% dos solteiros querem morar sozinhos ou, no máximo, com uma pessoa.

Mas além da dificuldade financeira, cozinhar e saber se organizar também fazem a diferença na hora de sair da casa dos pais. Para ajudar no planejamento, a revista Exame deu cinco dicas do que fazer para ir morar sozinho. Confira:

1)Na primeira vez, alugue
A ideia de que o imóvel é sempre um bom investimento precisa ser relativizada e, nessa fase da vida, é melhor alugar até ter mais claro seus objetivos futuros. O financiamento é um compromisso financeiro de prazo muito longo e vender o imóvel no futuro pode não ser tão fácil.

2)Aprenda afazeres domésticos para economizar
Se você não sabe cozinhar nem lavar roupa, por exemplo, é melhor aprender antes que esses afazeres domésticos virem mais um custo fora de casa.

3)Faça um levantamento de todos os custos
Planejamento é essencial pra você ter certeza que vai conseguir arcar com todos os custos da casa nova antes de decidir se mudar. Faça uma lista de todos os gastos essenciais que terá, como aluguel, luz e internet.

4)Se organize para manter uma reserva de emergência
Além dos gastos fixos, é importante guardar uma quantia para gastos eventuais com imprevistos. O ideal é manter guardado para emergências um valor entre três e seis salários. Se isso parecer muito para você, organize o orçamento para guardar algum dinheiro todo mês, não importa quanto seja.

5)Organize o pagamento das contas
Se possível, coloque todos os pagamentos no débito automático e tente agrupá-los para a mesma data, casada com o pagamento do salário. Outra dica é colocar lembretes, no celular ou na geladeira, sobre os pagamentos a serem feitos.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.