Leia também:
X Vacina no Brasil anima Ibovespa e índice retoma 121 mil pontos

5 aplicativos e planilhas do Excel para organizar 2021

Veja alternativas que podem ajudar a quitar as dívidas e alcançar as metas pessoais

Pierre Borges - 18/01/2021 14h24

organização financeira doméstica
Organização financeira Imagem: Freepik

Você já teve a sensação de zerar o extrato bancário e não saber como gastou todo o dinheiro? Ou, por mais que você tente economizar, nunca sobra dinheiro para guardar no fim do mês? Caso tenha se identificado com alguma dessas situações, provavelmente está faltando planejamento financeiro no seu dia-a-dia.

Confira essa lista com cinco aplicativos e planilhas do Excel que você pode utilizar para auxiliar na organização de suas finanças.

1. Minhas Economias

Logo Minhas economias
Minhas Economias tem nota 4,4 na Google Play e 4,8 na Apple Store Foto: Reprodução

Disponível para Android e IOS, o aplicativo permite que o usuário insira, manualmente, seus ganhos e gastos e categorize-os. Além disso, também é possível organizar as metas e fluxo de caixa no aplicativo.

Todas as funções do App disponibilizam gráficos e relatórios para serem analisados e há também um sistema que calcula o quanto falta para a realização das metas do usuário. Um comparador de fundos de investimentos também está disponível no Minhas Economias.

O aplicativo tem nota 4,4 na Google Play e 4,8 na Playstore. As principais críticas dos usuários são a falta de atualizações no app e erros na sincronização com outros dispositivos.

2. GuiaBolso – Finanças pessoais

Guiabolso- Finanças pessoais
GuiaBolso tem nota 3,7 na Google Play e 4,2 na Apple Store Foto: Reprodução

O aplicativo permite a sincronização com a conta bancária do usuário, registrando e categorizando os gastos e ganhos automaticamente, além de permitir a análise dos dados por meio de gráficos.

Por meio da sincronia bancária também é possível realizar transferências por meio do app, que também conta com uma área de prestação de serviços, como empréstimos, seguros, cartões e investimentos.

O aplicativo tem nota 3,7 na Google Play e 4,2 na Apple Store. As principais críticas dos usuários são a quantidade de anúncios de empréstimo no app e erros durante tentativas de sincronia com bancos.

3. Spendee

Spendee tem nota 3,3 na Google Play e 4,5 na Apple Store Foto: Reprodução

Ideal para quem pretende também organizar carteiras virtuais e criptomoedas, o Spendee permite ainda, o compartilhamento de dados e possui interface customizável, possibilitando até mesmo, que o usuário adicione fotos aos gastos. O aplicativo também gera alertas customizados com base nos dados do usuário, além de reconhecer diversas moedas e se conectar à contas bancárias e cartões de crédito.

O aplicativo tem nota 3,3 na Google Play e 4,5 na Apple Store. A principal reclamação, principalmente na versão de Android do Spendee, é de erro ao cadastrar contas bancárias. Muitas reclamações à versão da web são registradas tanto na Google Play, quanto na Apple Store.

4. Planilhas Google

Planilhas Google
Planilhas Google Foto: Reprodução

O Google Drive oferece uma série de modelos prontos de planilha, inclusive com temática financeira. A opção pode ser uma alternativa para quem prefere preencher os ganhos e os gastos de forma manual, mas ainda assim, pode contar com balanços e gráficos periódicos.

São disponibilizadas uma versão de planilha mensal e uma anual, com liberdade para acrescentar, na versão mensal, até 3 categorias personalizadas e a possibilidade de alterar as outras.

Para utilizá-las, basta acessar o Google Drive, clicar na palavra “novo”, posicionar o cursor do mouse sobre a seta ao lado do ícone das Planilhas Google e clicar na opção “com base em um modelo”.

Por ser uma planilha, o usuário pode personalizá-la da maneira que quiser, mas é necessário ter cuidado para não alterar o código de alguma célula sem ter o conhecimento adequado. Isso pode inutilizar a planilha.

5. Bovespa

Planilha Bovespa
Planilha Foto: Reprodução

A Bovespa oferece uma planilha que não conta com gráficos ou códigos complexos para a análise. Embora seja bem simples, o arquivo do Excel é bem completo, com 121 linhas e permite preencher também as lacunas de investimento no Tesouro Direto, ações, renda fixa e previdência privada.

Também é possível categorizar os gastos entre as seguintes opções: Investimentos, despesas fixas, despesas variáveis, despesas, despesas extras e despesas adicionais. Para baixar a planilha, clique aqui.

Leia também1 Bitcoin: Moeda virtual valorizou 406% durante a pandemia
2 Governo do RJ transforma o "Carnaval fora de época" em lei
3 Ministério da Saúde antecipa início da vacinação para hoje
4 Confira como será a divisão de vacinas da Covid-19 por estado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.