Leia também:
X Fernanda Paes Leme confirma diagnóstico de coronavírus

Unicef denuncia fake news divulgadas sobre a Covid-19

Organização alerta que mensagens falsas podem aumentar o medo e a paranoia

Rafael Ramos - 16/03/2020 13h51

Unicef desmente boatos sobre Covid-19 Foto: Reprodução

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou uma falsa mensagem atribuída à organização e que tem circulado em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. O texto contém orientações errôneas sobre o coronavírus que podem colocar as pessoas em risco.

Em seu site oficial. o Unicef esclareceu alguns pontos da fake que tem sido compartilhada e explicou que informações como o vírus morrer a temperaturas de 27º C e que gargarejos com água salgada não matam o vírus. De acordo com a instituição, “propagar informações falsas aumenta a paranoia, o medo, além de fazer com que as pessoas estejam menos protegidas e mais vulneráveis ao vírus”.

O Unicef recomenda que todos lavem as mãos frequentemente, principalmente antes de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e depois de ter ido ao banheiro. Também é aconselhável o uso de um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool. Em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Comissão Nacional de Saúde, a organização busca fortalecer a comunicação de riscos, para que crianças, mulheres grávidas e suas famílias saibam como impedir a propagação do coronavírus.

Leia também1 Amazon bane vendas de álcool em gel com preços abusivos
2 "É necessária uma atitude de quarentena", diz Caetano
3 Covid-19 pode dar sequelas a pulmões de pacientes curados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.