RJ: Prefeitura desmente Globo sobre polêmica na Bienal

Em nota, Prefeitura acusa parte da imprensa de atacar a atual gestão

Pleno.News - 09/09/2019 13h03

Prefeitura desmentiu que tenha enviado imagem de livro para o STF Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu uma nota oficial desmentindo uma fake news por parte do repórter Flávio Fachel, da Rede Globo, acerca da polêmica envolvendo a Bienal do Livro neste fim de semana. Durante o Bom Dia Rio, desta segunda-feira (9), Fachel acusou a Procuradoria Geral do Município de enviar um pedido ao Supremo Tribunal Federal usando a imagem do livro As Gêmeas Marotas, que não estava sendo vendido na Bienal e, que inclusive, teria sido fotografado na Europa.

O repórter acusou a PGM de ser incompetente e usar de má-fé para impedir a comercialização de livros considerados impróprios para o público infantojuvenil durante o evento ocorrido no Rio de Janeiro. Em nota enviada pela Subsecretaria de Comunicação Governamental, a Prefeitura lamentou que “na ânsia de atacar a atual gestão, parte da imprensa seja usada como ferramenta política”.

– Reforçamos: trata-se de fake news. Bastava ter lido o documento original no site do STF, mas, infelizmente, alguns veículos de imprensa publicaram a informação sem a mínima apuração. A Prefeitura do Rio reitera que não cometeu nenhum ato de discriminação. Ao contrário, a decisão de verificar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma medida a favor do consumidor, que precisa ser informado sobre o produto que lhe está sendo oferecido. Tratar o tema como censura é, sim, uma tentativa de cercear o direito de cada família de decidir quais assuntos devem ser compartilhados com seus filhos – disse o comunicado.

No início da noite deste domingo (8), o prefeito Marcelo Crivella publicou um vídeo em suas redes sociais acusando o Fantástico de manipular os fatos na cobertura da Bienal do Livro. De acordo com a Prefeitura, a Rede Globo veiculou, as críticas dos que não aprovaram a medida sem dar o devido direito de resposta ao prefeito.

LEIA TAMBÉM+ Vídeo: Bancada Evangélica lança apoio a Marcelo Crivella
+ RJ: Prefeitura critica censura da Globo a Crivella na Bienal
+ Feliciano lamenta decisão do STF sobre obras da Bienal


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo