Leia também:
X EUA: Equipe de basquete usará cachorros para detectar Covid

Olimpíada: Japão nega notícias sobre o cancelamento dos jogos

Reportagem do The Times disse que evento não ocorreria devido à Covid-19

Pleno.News - 22/01/2021 09h46 | atualizado em 22/01/2021 11h31

Jogos ocorreriam em 2020, mas foram adiados por um ano por conta da pandemia Foto: Divulgação

O governo do Japão veio a público nesta sexta-feira (22) para negar veementemente notícias divulgadas no dia anterior sobre um possível cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados por um ano devido à pandemia do novo coronavírus. Embora grande parte do país esteja em estado de emergência por causa de uma nova onda de infecções pela Covid-19, os organizadores seguem prometendo a realização do evento a partir de 23 de julho deste ano.

Um porta-voz do governo japonês disse, nesta sexta-feira (22), que não havia “verdade” em uma reportagem do jornal inglês The Times de que o governo japonês havia chegado à conclusão de que a Olimpíada de Tóquio teria de ser cancelada novamente devido à pandemia. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, também afirmou que não havia rumores sobre o novo cancelamento ou adiamento dos Jogos.

O The Times, citando um membro não identificado do governo japonês, relatou que o foco das autoridades agora estaria em garantir os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano disponível, que é 2032. Paris, na França, receberá a Olimpíada de 2024, e Los Angeles, nos Estados Unidos, a de 2028.

– Vamos negar claramente a reportagem – disse o vice-chefe do gabinete, Manabu Sakai, em uma entrevista coletiva.

Os rumores com a reportagem do jornal inglês foram tantos que o governo japonês teve de emitir um comunicado oficial para negar a informação, dizendo que está trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outras partes para ter uma Olimpíada segura e protegida. O Comitê Organizador de Tóquio-2020 fez o mesmo nesta sexta-feira.

Pelo mundo, os Comitês Olímpicos da Austrália e dos Estados Unidos disseram que estavam se preparando para os Jogos conforme o planejado.

– Infelizmente, preciso resolver os rumores infundados de que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão cancelados; rumores que só criam mais ansiedade para os atletas. Os Jogos de Tóquio começaram. A chama será acesa em 23 de julho de 2021 – disse Matt Carroll, presidente-executivo do comitê australiano.

*Estadão

Leia também1 É fake que vacinas mRNA contra a Covid modifiquem o DNA
2 EUA: Equipe de basquete usará cachorros para detectar Covid
3 Atletas do Sport doam cilindros de oxigênio para Manaus
4 Goleiro Bruno deixa clube do Acre: "Sentirei saudades"
5 Jogador perde a filha de 4 anos após acidente com armário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.