Homem sorrindo ao ir para a forca na Síria não é pastor
Publicação diz que homem levado a forca estaria pregando o Evangelho em país árabe
Paulo Moura - 25/09/2019 15h05 | atualizado em 25/09/2019 15h17
Uma publicação que viralizou em diversas ocasiões durante o ano de 2019, a mais famosa delas tem 70 mil compartilhamentos no Facebook até a última terça-feira (24), atribui a um homem a função de pastor, sorrindo na hora de ir para a forca na Síria por pregar o Evangelho. Apesar de essa ser uma realidade vivenciada por cristãos em diversos países ao redor do mundo, a mensagem é falsa.
As fotos que acompanham a publicação não são de um pastor, e muitos menos foram feitas na Síria. O homem da foto é Majid Kavousifar e as fotos foram tiradas em Teerã, capital do Irã, no dia 2 de agosto de 2007. Na ocasião, Majid foi executado por ter assassinado o juiz Hassan Moghaddas, magistrado iraniano que era conhecido por sentenciar dissidentes políticos à prisão. Kavousifar não era cristão.
A informação falsa também viralizou em espanhol, onde foi usada, erroneamente, para noticiar a morte do hacker argelino Hamza Bendelladj, que está preso nos Estados Unidos, condenado por criar um vírus que roubou cerca de 100 milhões de dólares (R$ 417 milhões) de bancos, ao infectar mais de 50 milhões de computadores.
Leia também1 Policial youtuber é alvo de fake sobre agressão em velório
2 'Petista' não comprou carro de luxo antes de vencer na loteria
3 Ator Duda Nagle vai a público para dizer que não morreu