Leia também:
X Mulher de premier ironizou indicação de Eduardo?

Fotos de animais mortos não foram feitas na Amazônia

Uma mensagem acusa governo de ser responsável por morte de animais em queimadas

Paulo Moura - 21/08/2019 15h25 | atualizado em 22/08/2019 18h29

Mensagem diz que animais estariam morrendo por queimadas na Amazônia Foto: Reprodução

Fotos de queimadas e animais mortos apareceram nos últimos dias nas redes sociais em manifestações contra o governo federal. Em uma delas, um texto acusa o governo de ser o responsável pelas imagens de animais sofrendo os impactos de queimadas que estariam acontecendo na Floresta Amazônica. A publicação, porém, é falsa. Nenhuma das quatro imagens divulgadas aconteceu realmente na Floresta Amazônica. Em uma, o caso sequer foi relacionado à queimadas.

A primeira das imagens, de um animal fugindo de um lugar em chamas, foi feita pelo fotógrafo Silva Júnior, da Folhapress, em 17 de agosto de 2011. De acordo com a legenda, o que se vê é uma queimada em canavial em Sertãozinho, no interior de São Paulo.

Já a segunda, de uma onça ferida, foi feita em 2016, em um post do portal Gente de Opinião, em que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertava para os riscos de atropelamento de animais no estado de Rondônia. A terceira, de um tamanduá morto em um campo queimado, aparece em um post do jornal Integração – Diário Regional, em 20 de maio de 2011, na legenda, a publicação diz que o animal foi vítima de uma queimada ilegal em uma fazenda de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

A última foto, em que o bombeiro aparece dando água para um tatu, apareceu em uma reportagem do G1 de 17 de agosto de 2019. De acordo com o texto, houve um incêndio em uma fazenda no Mato Grosso. O fogo atingiu 766 hectares de campo em 18 de julho e os bombeiros encontraram esse e outros animais da espécie enquanto periciavam o local.

Leia também1 Mulher de premier ironizou indicação de Eduardo?
2 Saque de R$ 500 não bloqueia FGTS em caso de demissão
3 Polícia Federal não confiscou propriedades de amigo de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.