Leia também:
X Vídeo de militares que acaba em disparo não é da Venezuela

Faculdade não comprou 25 PCs para jogos de LoL

UFMS explicou que disputa de LoL fará parte de evento esportivo do campus

Rafael Ramos - 09/05/2019 11h04 | atualizado em 10/05/2019 12h07

Fake news acusava faculdade de liberar computadores para disputas de League of Legends Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) foi acusada, por meio de uma notícia divulgada pelo Jornal da Cidade Online, de ter equipado seu laboratório com 25 computadores de ponta para os alunos jogarem League of Legends (LoL) durante a hora do almoço. LoL é um game online no qual os jogadores formam times para cumprir missões.

Em nota oficial, a universidade explicou que, na verdade, a direção da Faculdade de Computação (FACOM) abriu o laboratório de informática para testar a rede e verificar a capacidade de acesso simultâneo ao jogo. A UFMS irá promover, de 18 a 26 de maio, a segunda edição da Semana Mais Esportes, que terá o 1º Campeonato UFMS de League of Legends.

A nota ainda informa que os jogos são realidade no cotidiano dos alunos. Muitos formados na FACOM atuam em empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil e no exterior.

A publicação do Jornal da Cidade Online foi excluída, mas chegou a ser compartilhada nas redes sociais e reproduzida em outros blogs.

Confira a nota oficial da UMFS abaixo:

A direção da Faculdade de Computação (FACOM) esclarece que, em função do campeonato de LOL (League of Legends), que será realizado durante dois dias na Semana Mais Esportes da UFMS, o laboratório da unidade foi aberto para um teste de rede para verificar a capacidade de acesso simultâneo ao jogo. Os laboratórios da Facom continuam sendo um espaço de estudos e com acesso proibido a jogos ou entretenimento, mesmo durante o horário de almoço.

Entretanto, é fundamental desmistificar a cultura de que o jogo no computador não pode ser utilizado como recurso de aprendizagem. Diversos autores afirmam que a inclusão dos jogos no processo de ensino facilita a aprendizagem no sentido de ampliar as habilidades, comunicação, interação e a construção do conhecimento.

Os jogos são realidade do nosso cotidiano e muitos dos acadêmicos tomam gosto pela área ao jogar durante sua infância e adolescência. Estes mesmos jogadores são os profissionais que nos permitem ter acesso às tecnologias. O mercado de jogos por computador é um dos que mais cresce no mundo e pode ser um promissor caminho profissional para os egressos dos cursos. Alunos formados na Facom, por exemplo, atuam em empresas desenvolvedoras de jogos, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Com mais de 32 anos de história, a Facom já recebeu inúmeros prêmios e distinções, o que assegura a importância e a seriedade com que seus cursos são desenvolvidos. Atualmente, a Facom oferece cursos de graduação e bacharelado em Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e também de mestrado e doutorado em Ciência da Computação e um mestrado em Computação Aplicada.

Leia também1 Ministério esclarece boatos de suspensão de medicamentos
2 Veja a real história dos 22 missionários sequestrados
3 Vídeo de militares que acaba em disparo não é da Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.