Leia também:
X Cemitério da Tailândia não teve túmulos abertos

Ex-ministro Teori Zavascki não criticou métodos de Moro

Texto falso circula pelas redes sociais

Henrique Gimenes - 23/06/2019 16h55

Ministro da Justiça, Sérgio Moro Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma nova notícia falsa circula pelas redes sociais. Desta vez, o personagem envolvido é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. De acordo com o texto, o ex-ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federa (STF), teria dito que o método de Moro é “medieval e envergonha a sociedade civilizada”. Zavascki morreu em um acidente aéreo em 2017.

A notícia, no entanto, é totalmente falsa.

A mensagem utiliza uma frase utilizada por Zavascki em 2015 na decisão de um habeas corpus de réus acusados de participar do esquema de desvio de recursos da Petrobras. Em sua decisão, o ministro não cita Moro.

O ex-ministro rejeita a tese de “manter a prisão preventiva como mecanismo para extrair do preso uma colaboração premiada” e afirma que o método “certamente passou longe da cogitação do juiz de primeiro grau e dos tribunais que examinaram o presente caso, o TRF da 4ª Região e o Superior Tribunal de Justiça”.

Zavascki ainda apontou que a colaboração premiada precisa ser voluntária e que qualquer coisa que não for nesse sentido, “além de atentatório aos mais fundamentais direitos consagrados na Constituição, constituiria medida medievalesca que cobriria de vergonha qualquer sociedade civilizada”.

Por fim, ele disse que a decisão foi correta, mas decidiu conceder o habeas corpus.

Leia também1 Moro não irá mais falar dos vazamentos à CCJ da Câmara
2 Dodge dá parecer contra Lula e questiona diálogos vazados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.