Leia também:
X É falsa a publicação mostrada por Frota na CPI das fake news

É fake! Questão do Enem 2019 não vazou nas redes sociais

Inep negou vazamento da prova e afirmou que ato pretende tumultuar exame

Paulo Moura - 31/10/2019 10h06 | atualizado em 31/10/2019 10h08

Vazamento falso de questão do Enem foi divulgado nas redes sociais Foto: Reprodução

Notícias falsas relacionadas ao vazamento de questões do Enem sempre surgem com a proximidade da realização da prova que mobiliza milhões de candidatos ao redor do Brasil. Para a edição de 2019, uma foto compartilhada nas redes sociais com o que seria uma página da prova de Matemática começou a ser divulgada com um texto afirmando que a prova vazou. As informações, porém, são falsas.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, afirmou que a informação não procede e disse que a montagem tem como único objetivo tumultuar o exame.

– É falsa a imagem que circula pelas redes sociais da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Inep repudia a disseminação de informações falsas e tentativas de tumultuar o cronograma do Enem justamente nos dias que antecedem a realização do exame. É importante lembrar ainda que as fontes oficias para esclarecimentos são os portais e redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e do Inep – declarou.

A falsificação da prova foi feita a partir de uma montagem utilizando uma página real do Enem de 2017. Em uma breve análise, é possível verificar algumas inconsistências na edição do arquivo. A primeira delas é a diferença entre a letra utilizada entre as questões 136, que não existe na prova aplicada há dois anos, e a 137, presente na versão oficial.

Diferença entre grafia do título falsificado e o original é visível Foto: Reprodução

Outro ponto que caracteriza a fraude é o título da prova. Na versão falsa, o ano de 2019 está claramente afastado e desalinhado em relação à palavra Enem, bem diferente da arte utilizada na prova em anos anteriores.

Leia também1 É falsa a publicação mostrada por Frota na CPI das fake news
2 É falso! Ministros do STF não defendem estupro e pedofilia
3 É fake! Sabrina Sato não fará festa de R$ 400 mil para Zoe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.