Leia também:
X Fake! Notícia falsa acusa doce turco de causar paralisia

É Fake! Nike não está dando pares de tênis e camisas

Empresa já foi alvo de outras notícias falsas após a Copa do Mundo de 2018 e a Copa América de 2019

Paulo Moura - 03/01/2020 13h55 | atualizado em 03/01/2020 14h23

Nike é novamente alvo de notícia falsa Foto: Divulgação

Notícias sobre a distribuição de itens por empresas de material esportivo, de forma gratuita, são frequentes no rol das notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais. No último ano, por exemplo, uma das publicações mais famosas foi uma corrente que trazia a informação falsa de que a Adidas estaria dando 1.000 camisas do Flamengo em comemoração aos títulos do clube no Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América.

E o ano de 2020 mal começou e uma nova marca é alvo das fake news, a Nike. A notícia falsa da vez afirma que a empresa americana que desenvolve materiais esportivos de clubes de futebol como Barcelona, Inter de Milão e Chelsea, estaria dando 3 mil pares de calçado e 2 mil camisetas de graça em comemoração ao 55° aniversário da companhia.

Um elemento fácil de ser utilizado para eliminar qualquer chance da campanha ser verdadeira é uma breve pesquisa no Google, onde descobrimos que a Nike não completa 55 anos em 2020. Na verdade, a empresa foi fundada no dia 25 de janeiro de 1964. Também não há qualquer menção sobre campanhas de distribuição de materiais gratuitos nos canais de comunicação oficiais da companhia.

No texto da corrente, a mensagem fala sobre a campanha para distribuir o suposto “brinde” e pede para o usuário acessar um site onde responderia perguntas sobre a empresa. Após responder as perguntas, a solicitação é para que as pessoas coloquem informações sobre tamanhos de roupa e calçados e compartilhem a informação com amigos e em grupos do WhatsApp. Ao fim, é claro, o usuário não ganha nada e ainda entra em uma página pesada e que pode até fazer um celular ou computador travar.

Fakes como essa têm sido comuns nas redes sociais. A própria Nike já foi vítima em 2018 de uma campanha parecida após o fim da Copa do Mundo e em 2019 após a Copa América, vencida pelo Brasil.

Leia também1 Fake! Notícia falsa acusa doce turco de causar paralisia
2 Universal não vende copo com água ungida por Moisés
3 Fake! Mourão não comparou políticos e artistas a insetos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.