CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Bolsonaristas exigiram que mendigos paguem luz e IPTU?

Bolsonaro não pediu mudança nas cores das cédulas de real

Falsa informação foi disseminada nas redes sociais

Ana Luiza Menezes - 24/05/2019 18h52

Bolsonaro não determinou mudança nas cores das cédulas de real Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Mais uma falsa notícia circulou nas redes sociais, envolvendo uma suposta determinação de Jair Bolsonaro. Entretanto, o governante não ordenou nenhuma mudança nas cores das cédulas de real. Segundo o Palácio do Planalto e o Ministério da Economia, a informação não é verdadeira.

Os autores da fake news chegaram a argumentar que a tal medida seria implementada para punir criminosos envolvidos em lavagem de dinheiro, forçando-os a colocar dinheiro na economia ou perder suas fortunas. Uma postagem chegou ao ponto de estipular um prazo para a execução da determinação.

– Uma jogada de mestre. Bolsonaro determinou a troca da cor das notas de real, que acontecerá até o fim de 2019 – informou a publicação, que é falsa, mas enganou muita gente.

Outra mensagem, também disseminada na internet, informava que as notas que não fossem trocadas até a data-limite perderiam o valor.

A fim de esclarecer, de uma vez por todas o assunto, a pasta de Economia informou que cabe a Diretoria de Administração do Banco Central a responsabilidade de propor mudanças em notas e moedas perante o Conselho Monetário Nacional (CMN). E o órgão explicou que “não houve qualquer encaminhamento ao CMN de proposta de alteração de cor das notas de real”. Além disso, a Casa da Moeda também negou o recebimento de uma solicitação de alteração nas cédulas.

Leia também1 Bolsonaristas exigiram que mendigos paguem luz e IPTU?
2 Lula não estava em museu de Dallas visitado por Bolsonaro
3 Israel não explodiu bibliotecas nem destruiu documentos

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo