CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Fifa adia novo Mundial de Clubes devido ao coronavírus

Boato diz que Nostradamus previu coronavírus em livro

"E no ano dos gêmeos surgirá uma rainha" não foi escrito pelo médico

Camille Dornelles - 17/03/2020 14h49

Representação de Nostradamus Foto: Reprodução

Uma notícia falsa a respeito da pandemia de coronavírus afirma que um livro de 1555 traz uma profecia de Nostradamus sobre a ameaça da doença. A publicação está em circulação nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, mas não passa de boato.

Ela ainda mostra um símbolo que teria sido desenhado por Nostradamus e que se assemelha à representação do vírus Covid-19. As agências de checagens brasileiras colheram informações para verificar sobre o que fala o poema.

A primeira incoerência é atribuir as frases a Nostradamus porque não há nenhum registro delas em suas obras escritas. As obras dele foram feitas em tom, ou seja, versos de quatro linhas com quebra-cabeças organizadas cronologicamente.

Profecia falsa sobre o coronavírus Foto: Reprodução

Além disso, não há nenhuma referência ou análise à dita profecia anterior ao último sábado (14). A primeira aparição da mensagem foi na página humorística Gato Gaturro do jornal argentino El Día.

Ademais, as “explicações” entre parênteses apresentam erros, como a palavra ansiões (sic). Outra evidência de que a mensagem não é verdadeira é a de que não há registros do desenho nas obras de Nostradamus.

Leia também1 SP investiga outras quatro mortes suspeitas de Covid-19
2 Saiba o que é surto, endemia, epidemia e pandemia
3 Universal não está vendendo álcool gel ungido por R$ 500


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo