Urso solto em compartimento de bagagens de avião atrasa voo
Especialistas tiveram que sedar o animal e removê-lo da aeronave
Pleno.News - 08/08/2023 16h14 | atualizado em 09/08/2023 18h45

O primeiro-ministro do Iraque ordenou uma investigação sobre como um urso escapou do seu caixote dentro do compartimento de cargas de um avião. A aeronave iraquiana estava prestes a decolar do Aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; mas o incidente provocou atraso no voo, deixou os passageiros descontentes e gerou burburinho nas redes sociais.
A Iraqi Airways disse que não teve culpa pela fuga do urso e que a tripulação do avião trabalhou com autoridades nos Emirados Árabes Unidos, os quais enviaram especialistas para sedar o animal e removê-lo do avião.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o piloto do avião se desculpando aos passageiros pelo atraso na decolagem no voo da última sexta-feira (4), justificando que um urso havia escapado de seu caixote em meio às cargas.
A empresa aérea declarou no sábado (5), que os procedimentos para transportar o animal estavam de acordo com a lei e com o protocolo padrão aprovado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A companhia aérea disse que o urso estava voando de Bagdá para Dubai.
No entanto, em um vídeo que circula nas redes sociais, há uma pessoa falando. Essa fala sugere o contrário, dizendo que a aeronave estava uma hora atrasada para a viagem de Dubai para Bagdá, e que estava sendo solicitado aos passageiros desembarcar enquanto o problema não fosse resolvido.
Ver essa foto no Instagram
O Aeroporto Internacional de Dubai, o mais movimentado do mundo para viagens internacionais, não quis comentar. Um oficial da Iraqi Airways, que falou sob a condição de anonimato, confirmou para a Associated Press no sábado que o urso estava, na verdade, sendo transportado para a capital do Iraque. Ele se recusou a comentar quem era o proprietário do animal.
Manter animais predadores como pets no Iraque – especialmente em Bagdá – se tornou popular entre os mais ricos. Autoridades têm lutado para fazer cumprir as disposições legais para proteger os animais selvagens. A polícia de Bagdá já havia pedido aos cidadãos que ajudassem as autoridades, por meio de denúncias, a impedir que esses animais fossem soltos nas ruas da cidade ou acabassem como refeições em restaurantes.
*AE
Leia também1 Zoológico chinês nega que ursos sejam "humanos fantasiados"
2 Musk: Luta contra Zuckerberg depende de exames médicos
3 Homem descobre joaninha viva no intestino ao fazer exame
4 Restaurante bate recorde com batata-frita mais cara do mundo
5 Cantor congela roupas e guarda em cofre vigiado 24h