Leia também:
X Espanha mantém bloqueio de quase 66 mil anúncios do Airbnb

Entenda os principais cuidados a serem tomados durante trilhas

Acidentes recentes acendem alerta sobre prevenção e planejamento

Pleno.News - 24/06/2025 20h08 | atualizado em 25/06/2025 11h05

Prática de trilhas exige cuidados Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A morte da brasileira Juliana Marins, 27 anos, que fazia uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, reacendeu o alerta para cuidados com o chamado turismo de aventura – sobretudo no que diz respeito a planejamento, segurança, infraestrutura local e condições climáticas. Juliana se acidentou, na madrugada do último sábado (21), quando caiu da borda da cratera de um vulcão. O corpo da jovem foi encontrado, nesta terça-feira (24), pelas equipes de resgate após quatro dias do acidente.

De acordo com a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarna), a demora em iniciar os trabalhos de busca e salvamento no próprio sábado, quando a queda foi registrada, aconteceu porque as equipes só foram avisadas sobre o ocorrido depois que um integrante do grupo que fazia trilha junto com Juliana conseguiu descer até um posto, em uma caminhada que levou horas. Além disso, foram necessárias algumas horas até que os resgatistas subissem até o local.

Poucos dias antes da tragédia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu a duas ocorrências de busca e resgate em áreas de trilha – uma no Morro do Cambirela, em Palhoça, e outra no Pico da Teta, em Balneário Camboriú. Em ambos os casos, as vítimas se perderam em meio ao percurso.

– As situações chamam atenção para a importância da prevenção e do planejamento antes de realizar atividades em ambientes de mata fechada e terreno acidentado – destacou a corporação.

Também em junho, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia resgatou duas jovens que se perderam na trilha dos cânions do Rio São Francisco, em Paulo Afonso. Com informações do Centro Integrado de Comunicação, os bombeiros conseguiram contato indireto com as vítimas, que informaram estar na altura de um bar local. A equipe fez sinais sonoros para facilitar a localização e, após o envio das coordenadas geográficas, conseguiu abrir caminho na trilha até chegar às vítimas.

CUIDADOS
Dentre os principais cuidados citados pelas corporações diante do aumento de ocorrências do tipo está a atenção às condições climáticas, que podem se tornar mais adversas em períodos como o inverno – sobretudo em locais desconhecidos e durante a noite. A orientação é optar sempre por trilhas conhecidas e sinalizadas, evitar caminhadas noturnas e informar familiares e amigos sobre o trajeto. Também é importante estar acompanhado por um guia credenciado.

Confira, a seguir, as principais orientações listadas pelas corporações:

– Planejamento: pesquise previamente sobre o percurso, o grau de dificuldade e o tempo estimado e nunca subestime a trilha.
– Previsão do tempo: evite sair em dias com previsão de chuva, ventos fortes ou baixa visibilidade.
– Roupas e calçados adequados: use vestimentas confortáveis, impermeáveis e tênis ou botas apropriadas para terreno irregular.
– Hidratação e alimentação: leve água suficiente e alimentos leves, como frutas, barrinhas de cereal ou proteína.
– Celular carregado: mantenha o celular com bateria cheia e leve carregador portátil. Em caso de emergência, isso facilita a localização e o resgate.
– Não trilhe sozinho: evite fazer trilhas sozinho. Informe sempre alguém de confiança sobre sua rota e horário previsto de retorno.
– Sinalização: siga as trilhas oficiais e respeite a sinalização. Evite atalhos ou rotas desconhecidas.
– Emergência: em caso de imprevistos, mantenha a calma, permaneça no local e acione o corpo de bombeiros por meio do telefone 193.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Anac: Piloto de balão que caiu não tinha licença para voos
2 Corpo de brasileira será içado de vulcão ao amanhecer
3 Personal trainer morre durante desafio fitness de MrBeast
4 Menina de 13 anos é baleada em escola na Zona Norte do Rio
5 Caso Larissa Manuela: Padrasto confessa assassinato da criança

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.