Leia também:
X L´Oréal relança NYX no Brasil

Youtuber ensina como ferver água até virar gelo

O canal de CodyDon Reeder tem vídeos com teor científico

Jade Nunes - 06/07/2017 10h32 | atualizado em 12/07/2017 20h09

CodyDon Reeder, criador do canal Cody’sLab no YouTube, publicou um vídeo em que mostra como ferver a água até ela virar gelo.

Reeder, que faz vídeos educativos com teor científico, usa uma técnica diferente de resfriamento do líquido: em vez de usar a diminuição de temperatura, ele reduz a pressão da água dentro de uma câmara.

– Teoricamente, se eu continuar a diminuir a pressão, a água vai continuar a ferver e efetivamente perder o calor, porque as moléculas de água que saltam – as mais quentes, ou aquelas com mais energia cinética – sairão como um gás, deixando o resto das moléculas [no copo] mais frias – explica Reeder no vídeo.

Para ajudar no experimento, o cientista usou sal feito com magnésio anidro sulfato e um frasco revestido em sulfato de cálcio que estão no fundo da câmera. Esses elementos ajudaram a absorver o vapor e evitar danos aos equipamentos usados pelo youtuber. Ele também acrescenta pedaços do mineral calcita à água para tornar o processo de fervimento mais suave. Confira o processo completo no vídeo, que está em inglês.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.