Leia também:
X Cantora Damares celebra o aniversário da filha Antonella

Vou tirar passaporte pela primeira vez. E agora?

Vai viajar para fora? Saiba como emitir o documento mais importante do turista

Gabriela Doria - 15/01/2020 11h32

Passaporte é o item básico para quem vai viajar para fora Foto: Agência Brasil

Tirar o passaporte é uma tarefa simples e que não costuma gerar tanta dor de cabeça quanto se imagina. O principal documento do viajante é emitido pela Polícia Federal e é ele quem vai permitir sua entrada nos países fora da América Latina. A fim de que sua viagem seja a mais tranquila possível, o Pleno.News selecionou um passo a passo. Veja a seguir!

Separe os documentos que a Polícia Federal exige. São eles:
– Identidade (pode ser a Carteira de Habilitação Nacional, Carteira de Trabalho, RG ou Carteira reconhecida por lei federal). Qualquer um desses documentos deve conter foto;
– CPF (não é preciso apresentar o original se estiver constando no documento de identidade);
– Certidão de Casameto (em caso de mudança de nome)
– Certificado de naturalização (para os estrangeiros naturalizados);
– Passaporte antigo (se este não for seu primeiro passaporte).

Vá ao site da Polícia Federal e preencha a solicitação
O formulário online é simples e só pede os dados pessoais, documentos e informações como profissão, e-mail e endereço residencial. Depois de preencher os dados, você poderá escolher qual posto da PF quer ser atendido. Ao final, você deverá gerar o protocolo e imprimir o número de atendimento que deve ser apresentado no dia marcado para a ida ao posto.

Pague a taxa obrigatória pela emissão do documento
Depois de terminar de preencher o formulário, você deverá gerar uma Guia de Recolhimento Único (GRU). A taxa pelo serviço é de R$ 257,25. O comprovante do pagamento deve ser apresentado junto dos documentos listados acima.

Agendar a data de atendimento
Depois de pagar a GRU, você deve agendar o dia de atendimento no posto selecionado. Alguns postos não necessitam da marcação, basta apenas levar o número de protocolo. Entretanto, é preciso consultar se o local escolhido possui essa regra ou não.

Vá ao posto da Polícia Federal
No dia agendado, compareça ao posto da PF que você escolheu. Não esqueça de levar toda a documentação listada no primeiro item, além do comprovante de pagamento da GRU. No posto, o procedimento é simples: eles irão tirar sua foto, recolher sua impressão digital e assinatura. Feito isso, basta aguardar o documento ficar pronto. Geralmente o prazo é de seis dias úteis. A PF entregará um protocolo contendo a data para retirada do documento. No site da PF é possível também consultar o andamento do serviço.

Vá buscar seu passaporte
Compareça ao mesmo posto onde foi entregue a documentação e retire seu passaporte. Basta levar um documento de identidade original com foto. O passaporte é válido por 10 anos.

Para passaportes para menores de idade, estrangeiros e demais casos especiais será preciso consultar o site da Polícia Federal para saber quais as exigências para a emissão do documento.

Leia também1 Bagagem de mão fora dos padrões passa a ser punida
2 Confira os documentos que menores precisam para viajar
3 Ranking dos passaportes mais poderosos é divulgado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.