Você sabia? Brasileiros podem entrar em 170 países sem visto

Nações exigem apenas a apresentação do passaporte para ser carimbado

Paulo Moura - 10/01/2020 14h20

Brasileiros podem entrar em 170 países sem precisar de visto Foto: Pixabay

Uma das principais preocupações no caso de viagens internacionais, geralmente, é a documentação necessária para ingressar no país de destino. A necessidade de emitir um visto e a validade do passaporte certamente são as primeiras colocadas na lista de razões para o futuro viajante “esquentar a cabeça”. O que muitos brasileiros não sabem, porém, é que em 170 países do mundo sequer é necessária a emissão de visto para brasileiros.

A notícia é boa e fica ainda melhor para quem pretende viajar para países do Mercosul. Para estes casos, os turistas brasileiros podem ingressar apenas utilizando a própria carteira de identidade, o RG, desde que, é claro, o documento esteja em bom estado. Os países que fazem parte do acordo são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Guiana e Suriname.

Já para os países de fora do continente sul-americano, e que não exigem visto, a única necessidade é que exista, pelo menos, uma página disponível para carimbo no passaporte e que o documento tenha validade de até seis meses após o período da viagem. O período de permanência, nesses casos, varia entre 30 e 90 dias dependendo do acordo brasileiro com cada país.

Na lista dos países livres de visto para brasileiros estão todas as nações da Europa, além de tradicionais locais de turismo e negócios como Malásia, Catar e Emirados Árabes Unidos. Do lado contrário, entre os países que ainda exigem visto para brasileiros estão os Estados Unidos e o Canadá, além de países do Oriente Médio como Arábia Saudita, Iraque e Síria.

Para conferir a lista completa dos países é só acessar o site da Henley & Partners, que emite um ranking anual com a quantidade de países em que cada passaporte pode entrar sem necessidade de visto.

LEIA TAMBÉM+ Adele e Harry Styles deixam gorjeta de R$ 8 mil a garçom
+ Gabriela Rocha curte praias do Nordeste com o marido
+ RJ: Cidades sofrem com falta de água após visita de turistas


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo