Leia também:
X Looks extravagantes marcam tapete vermelho do Grammy

Saiba o que curtir na Índia, país visitado por Bolsonaro

Atrações vão desde construções como o Taj Mahal até as belezas naturais das praias de Goa

Paulo Moura - 27/01/2020 12h19 | atualizado em 27/01/2020 15h33

Templo de Akshardham, na Índia Foto: Alan Santos/PR

Um país com uma história extensa, cultura variada, construções suntuosas e paisagens de tirar o fôlego. Essa é a Índia, país de onde o presidente Jair Bolsonaro acaba de retornar. Fora do senso comum de que o país tem um trânsito caótico e lugares sempre lotados, há locais belíssimos para se visitar. Pensando nisso, o Pleno.News preparou uma pequena amostra de alguns lugares para você conhecer caso deseje visitar o país asiático.

TAJ MAHAL
O primeiro, e óbvio, é um dos mais famosos edifícios da história da humanidade, o Taj Mahal. Localizado na cidade de Agra, o mausoléu foi construído entre 1632 e 1653, pelo imperador mongol Shah Jahan para ser o mausoléu de sua esposa Mumtaz Mahal.

Taj Mahal Foto: Pixabay

O local impressiona por conta de sua simetria, os lindos jardins, espelhos d’água, além de um elegante desenho. A alvura do mármore presente na construção do local é tanta que ele chega a resplandecer nas primeiras horas da manhã. A construção ainda possui pedras coloridas incrustadas, e caligrafias em árabe, um trabalho feito por milhares de artesãos e trabalhadores vindos do mundo islâmico.

Os ingressos podem ser adquiridos nos portões Oeste (Saheli Burj) e Leste (Shilpgram), que ficam abertos do nascer ao pôr do sol, além do portão Sul, que funciona das 8h às 17h. A dica para o turista é que chegue cedo ao local para evitar grandes aglomerações.

COMPRAS NO RAJASTÃO
Lugares coloridos e cheios de opções de compras, esses são os mercados do estado do Rajastão. As ruas estreitas com diversas barracas, conhecidas como bazares, trazem uma infinita opção de quase tudo, de pulseiras a vestidos, ornamentos, sapatos, jóias, até comida de rua. A dica aqui, porém, é ter cuidado com o que compra e quanto paga por eles e o que comer lá.

Mercado no Rajastão Foto: Reprodução

Em Jodhpur, segunda maior cidade do Rajastão, é possível encontrar desde tecidos e peças de roupa tradicionais no país, passando por jóias, até especiarias, especialmente o pimentão vermelho de Mathaniya. Mas, vale reforçar novamente, tudo deve ser negociado, pois os lojistas costumam oferecer produtos a preços inflacionados aos visitantes.

FORTE DE AGRA
Outra construção imponente e que vale ser visitada é o Forte de Agra. Situado na mesma cidade onde fica o Taj Mahal, o local é uma fortaleza mongol construída entre 1565 e 1573 pelo imperador Akbar. O neto dele, Shah Jahan, que foi responsável por construir o Taj Mahal, acrescentou-lhe edifícios em mármore branco, a exemplo do famoso mausoléu, e transformou o forte em um palácio, fazendo o ponto ser considerado uma cidade-palácio fortificada.

Forte de Agra Foto: Pixabay

Uma visita ao local leva de uma a duas horas e o visitante pode aproveitar alguns destaques como o palácio Jahangiri Mahal, que tem uma linda fachada vermelha e decoração interna de impressionar. Vale também visitar a torre octogonal Musamman Burj. Construída em mármore, com pequenos espelhos florais tomando colunas, paredes e teto, foi o local onde Shah Jahan foi aprisionado pelo filho e passou os últimos anos de sua vida.

RAJ GHAT E O MEMORIAL DA GANDHI
O Raj Ghat é um complexo que abriga o memorial do pacifista Mahatma Gandhi, cremado em 1948. O local é marcado com um mármore preto e uma chama eterna é mantida queimando em homenagem a Gandhi. Embora o memorial seja a principal atração, há vários outros locais para se visitar no amplo complexo.

Raj Ghat Foto: Reprodução

Por ser um lugar sagrado para os indianos, em certos pontos as pessoas devem caminhar descalças. Por isso, é aconselhável que os turistas levem meias ao visitar o Raj Ghat. A visita é ideal para quem procura um local silencioso e sereno.

PRAIAS DE GOA
Por último, escolhemos uma opção para quem curte a natureza. Com mais de 100 quilômetros de costa, Goa traz uma beleza natural de chamar a atenção. Cheio de vegetação, com lindas praias e uma arquitetura variada, o local deixa quem o visita completamente fascinado.

Praia de Goa Foto: Pixabay

Apesar de contar com edificações belíssimas, o que mais chama a atenção em Goa são suas praias, localizadas na costa Sudoeste do país. O ponto é lar de águas cristalinas que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Com uma atmosfera calma e proximidade com a natureza, é muito similar a destinos queridos pelos brasileiros quando viajam de férias, como o Caribe ou o próprio Nordeste do Brasil.

Leia também1 Índia: Bolsonaro visita o maior templo hindu do mundo
2 'Agradeço a hospitalidade', diz Bolsonaro durante escala
3 Apesar de incêndio, cidade da Austrália é destino procurado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.