O que fazer durante viagens em navios
Cruzeiros marítimos são ótima opção com inúmeras atividades a bordo
Virgínia Martin - 08/12/2017 15h43 | atualizado em 08/12/2017 16h47













Foi dada a largada para a temporada de cruzeiros no Brasil. De novembro até abril, vários navios atracam nos portos brasileiros com uma diversidade de destinos. Os pacotes variam de cinco até 15 dias, incluindo o litoral paulista, Nordeste, Argentina e Europa. Agências de viagens agilizam na captação de clientes e oferecem facilidade de pagamento com parcelamento em até dez vezes. Com toda essa gama de opções, o turista brasileiro pode se alegrar e embarcar durante as férias.
Se engana quem pensa que viajar de navio pode ser tedioso ou assustador. A embarcação é segura e proporciona dezenas de atividades espalhadas pelos vários andares dos navios e as áreas públicas. O MSC Música, por exemplo, possui 16 andares, incluindo 13 para hóspedes, em 293,80 m de comprimento. A tripulação é composta por mais de mil pessoas que dividem tarefas entre governança, restaurantes, produção teatral, casa de máquinas, butiques, academia e spa, recepção, duty free, cozinha, limpeza… O trabalho dentro de um navio representa uma grande rede com rotina ininterrupta.
– Poder ver o mar de todos os lugares é uma coisa incrível. E é tudo muito prático. Você pode ir ao teatro, ao show, à piscina, ao almoço, à cabine, à boate, apenas pegando o elevador. E o balanço do navio também é interessante. Com o tempo, vamos nos acostumando – diz Sara Vieira, 18 anos, que curtiu a viagem ao lado da avó, que comemorou seus 89 anos a bordo.
A experiência de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades também é enriquecedora, já que o passageiro pode ser atendido por uma camareira de Madagáscar, por um garçom da Indonésia, por um barman do Zimbábue, por um oficial da Itália e por aí vai. Cada navio, porém, precisa levar 25% de brasileiros em sua tripulação, conforme normas trabalhistas. Ou seja, quem não possui muito conhecimento da língua inglesa pode ficar tranquilo. Gustavo Dalben é de Guarujá (SP) e trabalha como garçom em um dos seis restaurantes do MSC. Ele explica que todos trabalham por contrato de viagem e que existem atividades que exigem 12 horas de trabalho, por exemplo.
– Há dois meses, eu moro no navio e adoro o que faço. Aqui não há problema de violência, não tenho despesas, mas trabalho muito – comenta o tripulante.
Um cruzeiro de cinco dias, por exemplo, oferece programação teatral todos as noites, além de apresentações musicais variadas em ambientes diversos. Desde a área da piscina, no 15º andar, até alguns lounges no quinto andar, há estilos de música e cantores para todos os gostos. Para os que gostam de atividades físicas, valem as aulas de dança com os professores de coreografia até o espaço com aparelhos para musculação e aulas de pilates, alongamento ou ginástica localizada. Porque o bufê funciona 20 horas por dia, e você corre o risco de não parar de comer e engordar. As refeições incluem saladas, pratos quentes e lanches, lembrando que a cozinha de um navio tem predominância internacional.
Além da MSC, as opções de cruzeiros são com as companhias Costa Cruzeiros, Pullmantour, Royal Caribean, Disney Cruise Line… entre outras. Confira algumas dicas para viagens marítimas que vão ajudar você nessa maravilhosa experiência.
- O navio possui máquinas de água potável para beber. Sendo assim, é possível saciar a sua sede em qualquer momento.
- O jantar e a programação no teatro é dividida em dois turnos para não acontecer acúmulo de público.
- No check-out, é possível pagar débitos em reais, em dólares ou em cartão de crédito parcelado.
- Sua bagagem deve estar pronta e as malas colocadas no corredor em frente à sua cabine até 1 da manhã no dia de seu desembarque.
- Há um jantar de gala na programação, o que requer um traje apropriado, mas o comandante do navio nem sempre aparecerá para um aceno.
- Tudo no navio é vendido no valor do câmbio do dólar.
- Procure estar no porto de embarque cerca de 5 horas antes do check-in a fim de evitar grandes filas.
- Diariamente, cada cabine recebe um impresso com a programação diurna e noturna.
Leia também1 MP não quer taxa para visitar Morro de São Paulo
2 Descubra quais são os cinco melhores resorts do Brasil
3 Confira seis aplicativos que vão te ajudar na viagem