Leia também:
X Noivo interrompe sessão de fotos para salvar criança

Governo investiga se preços de passagens aéreas diminuíram

Companhias alegam que valor caiu após implementarem regra das bagagens

Jade Nunes - 27/09/2017 13h07 | atualizado em 27/09/2017 14h22

Abear afirma que preços das passagens diminuíram entre 7% e 30% Foto: Pixabay

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor informou nesta terça-feira (26) que irá investigar as informações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que alega que os preços das passagens diminuíram.

O órgão divulgou na semana passada que o valor das passagens aéreas caiu entre 7% e 30% nas companhias que adotaram a nova regra para despacho de bagagens. A informação é baseada em dados preliminares colhidos entre julho e setembro.

A Senacon, do Ministério da Justiça, porém, apontou “indícios de inconsistência dos resultados apresentados”. Arthur Rollo, secretário Nacional do Consumidor, lembra que de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inúmeros fatores levam à alta e à baixa dos preços dos bilhetes, tais como a oscilação do dólar, da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o secretário, a divulgação da Abear tem a intenção de atribuir a baixa dos preços exclusivamente ao novo modelo de cobrança. Para ele, a queda também “torna suspeita a informação divulgada, considerando que uma oscilação dessa ordem não ocorreria em tão pouco tempo e com base em um fator exclusivo”.

Pelas novas regras, o passageiro pode levar apenas uma mala de mão de até 10 kg. A partir daí, fica a critério de cada empresa cobrar ou não pelas bagagens despachadas.

LEIA TAMBÉM
+ Air France lança companhia aérea de baixo custo
+ Jericoacara passa a cobrar Taxa de Turismo Sustentável

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.