Leia também:
X Ana Campagnolo: “O divórcio não é um direito, é um escape”

Conheça 10 dicas para planejar um intercâmbio

Estudar fora não é tão complicado quanto parece

Mayara Macedo - 03/04/2019 16h08

Como planejar um intercâmbio? Foto: Pixabay

Estudar no exterior é um sonho para muitas pessoas. A verdade é que estudar fora traz, sim, muito benefícios e agrega bastante na vida de qualquer pessoa que tenha essa experiência. Uma viagem desse âmbito pode ser um pouco complicada de planejar, por isso, o Pleno.News separou 10 dicas para você começar a se organizar.

1. Antes de começar a planejar a viagem, defina quanto você está disposto a gastar para viajar e estudar. Isso fará toda diferença e você terá noção do tempo que poderá ficar, para onde quer ir, o que poderá comprar…

2. Deixe sua documentação sempre em dia, principalmente o passaporte. Tire pelo menos duas cópias de cada documento para possíveis imprevistos. Os mais importantes são passaporte, documento que prove sua estadia no país, carteira de vacinação em dia e a passagem de volta. Procure deixá-los em locais acessíveis, como na mala de mão.

3. Dê preferência para as acomodações não convencionais. No intercâmbio, o foco é o aprendizado de outra língua, por isso é importante que você tenha contato com nativos. Por isso, as melhores opções são hostels, dormitórios para estudantes e casas de família. Quando a hospedagem é em hotel, é mais difícil a imersão na cultura.

4. Planeje com antecedência, já tendo em mente quanto tempo você poderá ficar fora. Os cursos intensivos de intercâmbio precisam ter pelo menos duas semanas de duração e podem durar meses ou anos. Obviamente, quanto maior o período da viagem, mais cara ela fica, por isso, organize para dar tempo de juntar a quantia de dinheiro necessária que atenda a suas necessidades.

5. Analise com calma e escolha o destino que mais combine com você. Os países mais procurados para intercâmbio são Estados Unidos e Canadá, mas a Irlanda, por exemplo, vem se destacando entre os estudantes por conta da possibilidade de visitar outros países europeus. Leve em consideração que tipo de clima você gosta mais, qual moeda é mais em conta para você e, claro, o que você deseja conhecer mais. Tenha em mente que, dependendo do destino escolhido, os gastos serão muito maiores. Por exemplo, estudar na Austrália é mais caro que nos Estados Unidos.

6. Intercâmbio não se restringe apenas a cursos de idiomas. Hoje em dia é possível fazer esse tipo de viagem para participar de cursos profissionalizantes, programa de férias, cursos universitários, etc.

7. É extremamente importante que você saiba falar pelo menos o básico da língua local do país para onde deseja ir. Se você não souber absolutamente nada, é certo que vai passar sufoco.

8. Pesquise um pouco sobre a cultura do país escolhido antes de viajar. Cada lugar tem seus aspectos específicos e é bom que você tenha ciência disso para não acabar pagando mico ou falar/fazer algo errado. Por exemplo, diferente dos brasileiros, americanos não costumam dar beijos nas bochechas ou se abraçar na hora de cumprimentar alguém. Eles podem se sentir desconfortáveis se alguém de fora tiver essa atitude com eles.

9. Escolha a agência de viagem. É preciso muito cuidado e atenção na hora de decidir qual será a empresa que dará o suporte para o intercâmbio. Leve em consideração o tempo que ela está no mercado, busque opiniões sobre pessoas que já conhecem o serviço prestado por ela, a reputação, se há certificados, as principais reclamações e se a agência oferece atendimento durante a viagem.

10. Aproveite a viagem ao máximo! Depois de um tempo fora, é provável que você caia na rotina e acabe entrando no modo automático. Por isso, procure conhecer locais novos, pessoas novas e fazer programas diferentes quando não estiver estudando.

Leia também1 Visita a campo de papoulas é proibida após superlotação
2 Museu de Auschwitz pede que visitantes evitem fotos fúteis
3 Conheça o Caño Cristales, o rio arco-íris da Colômbia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.