Leia também:
X Desentupidora tem descontos mesmo após a Black Friday

8 dicas para aproveitar Jalapão com o Diego Tour

Os meses mais recomendados para conhecer a região são de maio a setembro

Pleno.News - 02/12/2022 10h13

Parque Estadual do Jalapão Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.

A região árida de Tocantins é um dos destinos mais complexos a se visitar no país. Sendo assim, é um passeio inesquecível por entregar paisagens deslumbrantes por todos os lados.

O Jalapão é uma região localizada a leste do estado de Tocantins, próximo às divisas entre Maranhão, Bahia e Piauí. Além dos conhecidos fervedouros, a localidade também soma com chapadões e serras cobertos por vegetação de cerrado, típica do estado, dunas alaranjadas bem extensas e grandes formações de rochas vermelhas, tudo isso em um espaço de 34 mil km². A região é famosa por ser o “deserto das águas” por dois motivos: pelas dunas e fervedouros, já citados.

Para aproveitar toda essa aventura, destacamos pelo menos oito dicas do Diego Tour para tudo ocorrer da melhor forma possível. Vamos lá?

Vamos ser sinceros: viajar por conta própria para o Jalapão não é uma boa ideia. E vamos evidenciar abaixo o porquê:

* As estradas são péssimas para transitar de carro de passeio;
* Sinalização precária;
* Não há sinal de celular, nem GPS;
* Não há muitas pessoas que habitam essa região (caso precise pedir ajuda);
* Em épocas de chuvas (outubro a abril), as estradas viram lamaçais;
* Sendo assim, apenas veículos com tração 4×4 conseguem circular com mais facilidade.

Mas daí, então, você deve estar pensando que não vale a pena. Se for viajar sozinho(a) para economizar, esqueça! Talvez encontre mais dificuldades. Porém, se você quer conhecer um lugar exótico com segurança, há várias opções de agências disponíveis.

E claro, com a Diego Tour, Agência de Turismo Receptivo, criada por uma família nativa para homenagear o filho mais velho – Diego – que desde novo conduz viajantes pelas terras de Jalapão, é uma ótima opção segura para realizar o passeio. A agência oferece um preço acessível e o mais legal é que conhecem integralmente o Jalapão. Tenha certeza de que você e sua família, ou amigos, estarão em boas mãos!

Quantos dias são necessários para aproveitar?
O tempo mínimo para aproveitar é de três dias. Mas o ideal seriam cinco dias, pois os pontos turísticos ficam perto um dos outros. Todos os passeios começam em Palmas, capital do estado, e terminam lá. Portanto, reserve um dia na ida para viajar até Palmas e outro dia no final para desembarcar no seu destino do início.

Clima mais favorável para visitar
Por lá, o clima é bom o ano inteiro. Porém, se você não quer dias chuvosos, os meses mais recomendados são de maio a setembro. Em contrapartida, nessa época o clima é mais seco, o que pode ocasionar alergia em algumas pessoas. O mês de julho costuma ser mais cheio de visitantes, devido às férias escolares. A temperatura costuma variar entre 15º e 40º graus.

Atenção com as abelhas!
No Jalapão, abelhas nativas e suas colmeias são preservadas e não podem ser removidas. Desta forma, em algum momento do passeio, você irá se deparar com elas. Portanto, não mexa com elas. Também, recomenda-se uma consulta com um alergologista, antes da viagem, para descobrir se você tem alergia a abelhas.

Tenha dinheiro vivo!
Como é possível de se imaginar, por ser um local mais afastado e região de mata preservada, não há uma infraestrutura moderna para receber o turista.

Neste caso, recomendamos que leve com você dinheiro em espécie. Apesar da maioria dos estabelecimentos possuírem máquinas para cartão, ainda assim corre o risco de falhar. Se possível, leve dinheiro da cidade onde mora, ou no máximo, saque dinheiro nos terminais de atendimento 24h no aeroporto, principalmente se for nos meses de dezembro, janeiro e julho.

Não precisa ser “fitness” ou “esportista”
Agora uma notícia boa: você não precisa estar em “forma”, nem ter preparo físico para poder aproveitar as belezas naturais da região. Quando entramos nas redes sociais, vemos os turistas percorrendo trilhas, nadando com golfinhos nos fervedouros, conhecidos como piscinas naturais, pessoal praticando rafting, enfim, inúmeras atividades.

Normalmente, os passeios dispõem de veículos 4×4 pilotados por guias capacitados. Eles levam os turistas bem próximo ao local desejado. Então, não precisa desanimar! Inclusive, para entrar nos fervedouros, não é necessário nadar, pois você consegue flutuar com uma boia. Então aproveite, sem medo de ser feliz e divirta-se ao máximo!

Opções para se hospedar no Jalapão
No Jalapão, as opções de estadia são simples. Não espere por um hotel 5 estrelas. As cidades que concentram as hospedagens são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. Também há o pacote da Korubo, que inclui acampamento às margens do Rio Novo, conhecido como “Glamping”, que são barracas de luxo. Há opções para todos os bolsos e gostos. Caso feche um pacote com uma agência, atente-se para os tipos de quartos inclusos em pousadas, bem como a localização.

Opções para comer no Jalapão
Por último, mas não menos importante, quais as opções de comida que encontramos aos arredores do Jalapão? Em alguns fervedouros, existem opções de restaurantes do estilo bufê livre, com comida caseira própria da região, os quais incluem esses itens:

Peixe enrolado na folha de bananeira: o prato é composto pelo tucunaré, peixe típico da região, marinado em temperos naturais e depois assado envolto em folhas de bananeira. Diferente, né?

Chambari: carne bovina com osso temperado com ervas, salsinha e coentro. Acompanha molho de tomates naturais e muita cebola cozida na panela.

Frango tostado: o tempero é feito com especiarias e uma pitada de colorau para realçar a cor da ave. Na panela, junto com o frango são cozinhadas batatas com muito alho, pimenta-do-reino e toucinho. Deu água na boca!

Cuscuz: não poderia faltar a clássica receita de Tocantins. Conhecida nas festas juninas, no Jalapão você também poderá saborear esse quitute. Para quem ainda não experimentou, ele é tipo uma farinha de milho com alguns ingredientes e acompanha carne de sol e queijo. Muito bom, né?

Aí estão as principais dicas para aproveitar sua viagem sem muitos imprevistos. Afinal, sempre é bom se precaver mesmo em momentos de diversão. Para todas as atividades, escolha o Diego Tour e divirta-se!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.