CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Moda: Máscaras de tecido com estampas viram febre

Veja dicas de especialista de como cortar o cabelo em casa

Procura por como se cuidar em casa cresceu na quarentena

Camille Dornelles - 13/05/2020 12h46

Procura por como cortar o cabelo em casa cresce na quarentena Foto: Pixabay

De acordo com registros do banco de dados da Google, as buscas na plataforma por “como cortar o cabelo em casa” cresceram 300% na quarentena no Brasil. Nesta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro emitiu um decreto que inclui os salões de beleza e barbearias na lista de serviços essenciais, ou seja, que podem funcionar durante o isolamento.

Mesmo assim, como a decisão final é dos governos de cada estado, muitos estabelecimentos não voltaram ao funcionamento. A necessidade de se cuidar dentro de casa continua, portanto.

Mais detalhadamente, as pesquisas por “como cortar o cabelo masculino” cresceram 350%, “como pintar o cabelo sozinha” cresceu 120% e “como cortar o cabelo” cresceu 300%.

CORTES QUE DÁ PARA FAZER EM CASA
Veja o passo a passo de três cortes que dão para fazer sem sair de casa: corte repicado, franja e um corte long bob.

Corte repicado
Lave o cabelo; com os fios molhados, jogue todo o cabelo para a frente do rosto; penteie com um pente ou escova; com o cabelo bem esticado, corte em linha reta com a tesoura em uma altura um dedo abaixo da desejada.

Cabelo com corte repicado Foto: Reprodução/Pinterest

Franja
Com o cabelo desembaraçado, divida o cabelo bem no centro da cabeça com a ajuda da ponta de um pente fino; no topo da cabeça, a divisão terá a forma de um triângulo; corte na altura dos olhos (franjinha), nariz (franja média), ou entre boca e queixo (franjão).

Franja na altura da sobrancelha deve ser cortada na altura dos olhos Foto: Reprodução/Pinterest

Long Bob
O corte pode ser feito com o cabelo seco ou molhado, mas deve estar bem escovado. Penteie todo o cabelo para trás e faça um rabo de cavalo baixo; puxe o elástico, bem firme, até o ponto do corte; corte bem rente ao elástico e repique as pontinhas com pequenos cortes com a tesoura na vertical.

Corte long bob virou febre entre celebridades Foto: Reprodução

DICAS DE ESPECIALISTA
A empresária Janny Mota é cabeleireira e administra um espaço no Rio de Janeiro, um dos estados mais afetados com a pandemia da Covid-19. Ela falou com o Pleno.News sobre como cuidar dos cabelos em casa.

O que a pessoa que quer cuidar dos cabelos em casa precisa fazer?
É bom seguir um cronograma capilar, que dá para fazer em casa. Aproveite para reconstruir, hidratar e nutrir os fios de acordo com cada necessidade.

O que é preciso saber para seguir o cronograma capilar?
O estado atual do cabelo é o ponto de início do tratamento (ver esquema abaixo) e pode ser feito uma vez por semana. Os outros podem serem feitos a cada 15 dias e, nos demais dias, pode lavar com shampoo e condicionador. Esse período também pode ser um período de descanso para o seu cabelo, então evite usar secador, chapinha e babyliss. Tudo começa pelo chuveiro, evitar a água quente e usar os produtos certos fazer toda a diferença.

• Cabelo quebradiço e elástico – Reconstrução
• Cabelo ressecado e seco- Hidratação
• Cabelo opaco e sem brilho- Nutrição
• Cabelo com frizz e pontas duplas – Umectação

Cabeleireira defende cuidados em casa durante quarentena Foto: Reprodução

O cronograma serve apenas para quem tem cabelos danificados? O que as pessoas com cabelos saudáveis devem fazer neste período?
Cabelos saudáveis também podem seguir o cronograma, basta não exagerar na dose para que não haja o efeito rebote.

Quais as suas expectativas para depois da quarentena? Acredita que a procura vai aumentar?
Eu acredito que assim que liberarem a abertura dos salões terá muita procura, as minhas clientes mesmo já estão desesperadas, porque muitos serviços não podem serem realizados em casa, porém teremos que tomar várias medidas de segurança, reforçar os cuidados com a higiene, ter um controle na agenda para evitar aglomeração. Eu acredito muito em dias melhores, Deus está no controle de tudo!

Leia também1 Saiba como manter cuidados de beleza na quarentena
2 Cabeleireira das famosas ensina a cuidar das madeixas
3 Cabeleireira conta como Kate Middleton cuida dos cabelos

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo