Leia também:
X Rapaz faz teste de gravidez por brincadeira e dá positivo

Tratamento contra o câncer varia nos hospitais do SUS

No estado do Rio, dos 11 hospitais procurados, somente nove têm diretrizes

Livia Ribeiro - 09/07/2017 15h40

Programa de Rastreamento de Câncer de Mama (Foto: divulgação) Foto: Divulgação

O tratamento oferecido para o paciente com câncer varia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo levantamento inédito feito pelo Instituto Oncoguia, ONG que oferece apoio a pacientes com a doença. O resultado foi apresentado no 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, que aconteceu na semana passada, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

Para fazer o levantamento, foram solicitados aos hospitais públicos do país uma lista de quais são os tratamentos medicamentosos oferecidos para cada tipo de câncer — o chamado protocolo ou diretriz. Cada hospital é livre para determinar o seu protocolo uma vez que o Ministério da Saúde oferece apenas uma sugestão dos tratamentos que devem ser administrados. São as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs). Esse cenário abre espaço para uma grande variação nos tratamentos oferecidos, com potenciais consequências para a cura e a sobrevida de pacientes.

No estado do Rio, dos 11 hospitais procurados, nove têm diretrizes. Desses, dois oferecem tratamentos contra o câncer de mama abaixo das descritas nas DDTs, que seria o básico. E outros dois oferecem “acima” e “muito acima” do que recomendam as diretrizes do ministério.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.