Leia também:
X Instituto abre ala exclusiva de tratamentos para gatos no Rio

Termografia identifica câncer de mama com maior segurança

De acordo com médica ucraniana, exame é menos invasivo e sem efeitos colaterais

Camille Dornelles - 25/10/2017 11h58 | atualizado em 25/10/2017 12h44

Diagnóstico do câncer de mama também pode ser feito por termografia Foto: Divulgação

Em meio ao Outubro Rosa, muitas mulheres têm se mobilizado a fazer o exame preventivo para diagnosticar o câncer de mama. A maioria passa pela mamografia por raio X, mas, de acordo com a médica ucraniana Galina Migalko, o exame chamado de termografia é o mais indicado.

A termografia é um exame que utiliza câmera infravermelha para registrar as temperaturas superficiais da pele. Quando há alguma anormalidade no organismo, as temperaturas corporais mudam e o exame “enxerga” os locais onde essas mudanças ocorrem.

A médica defende seu uso no diagnóstico do câncer por não usar radiação, diferentemente da radiografia, e, portanto, oferecer menos riscos à saúde.

O anestesiologista Charles Amaral de Oliveira, de Campinas (SP), defende o uso da termografia no diagnóstico do câncer. O brasileiro encabeça uma campanha para a utilização da termografia em vez da radio desde 2010 e criou o site Mundo Sem Dor para estimular as pacientes a optarem pelo procedimento.

– O exame não apresenta riscos, é econômico, altamente preciso e as imagens saem quase instantaneamente. Isto faz da termografia infravermelha uma ferramenta muito útil para o médico na hora de diagnosticar, tratar e fazer prognósticos. É 100% seguro. Não envolve radiação. Não tem dor. Não é invasiva – defende.

Para fazer a termografia, o paciente deve evitar exposição ao sol nos dois dias anteriores ao exame. No dia do procedimento, não tomar banhos muito quentes, não usar pomadas ou hidratantes, não ingerir bebidas estimulantes (energéticos, cafeína), não usar descongestionantes nasais, não se depilar, não se barbear e não fumar.

LEIA TAMBÉM
+ Rio: Salão de beleza dá cortes gratuitos a quem doar cabelo
+ Outubro Rosa: Conheça ONGs que recebem doação de cabelo
+ Por que o Outubro Rosa é importante? Entenda

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.