Leia também:
X Reino Unido quer teste de DNA para doentes com câncer

Terapia com animais gera polêmica entre especialistas

Estudiosos alegam que a eficácia do tratamento não é comprovada

Gabriela Doria - 04/07/2017 17h26 | atualizado em 04/07/2017 17h32

Já imaginou chegar num aeroporto e encontrar um porco que acalma viajantes? Ou então fazer uma prova na faculdade e dar de cara com cachorros ou burros que estão lá para tranquilizar os estudantes? Isso já é uma realidade nos EUA. Os animais têm sido utilizados como instrumentos terapêuticos para pessoas que precisam superar algum momento tenso ou situação difícil. Entretanto, essa ajuda está sendo questionada por especialistas.

Hospital da Criança, em Feira de Santana, também utiliza terapia assistida com animais na recuperação de crianças

Sustentada pela crença de que o mero contato com o animal já reconforta os seres humanos, a terapia com animais está causando controvérsias. Os estudiosos questionam a eficácia do tratamento, que ainda não foi comprovada por estudos. Eles alegam que a popularização desse tipo de tratamento aconteceu muito antes das pesquisas científicas.

No início deste ano, periódicos científicos alertavam para “obscuras evidências” da eficácia da terapia. De acordo com a publicação, as pesquisas neste campo estão apenas engatinhando e seria cedo para qualquer conclusão. Aluns resultados mostram efeitos positivos a curto prazo, enquanto que outros não encontravam efeito algum. No geral, cientistas consideram que os animais seriam úteis em uma escala de pequena a média.

A boa notícia é que pesquisas neste campo já estão sendo financiadas. Nos EUA, por exemplo, crianças já estão sendo submetidas a terapias com animais e participando de questionários. Os resultados ainda não foram divulgados pelos pesquisadores.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.