Leia também:
X Luísa Sonza nega depressão: “Não quero que confundam”

Será que o desejo suicida pode ser hereditário? Descubra!

Psicólogo analisa casos em que membros da mesma família tiram a própria vida

Rafael Ramos - 20/09/2019 14h32

Na madrugada de 24 de agosto de 1954, o então presidente Getúlio Vargas deu fim à própria vida com um tiro no coração em seus aposentos no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Passados 43 anos, mais precisamente no dia 15 de janeiro de 1997, seu filho Manoel Antônio Vargas, o Maneco Vargas, repetiu o mesmo gesto com um tiro de revólver calibre 38 no coração. E, em 17 de julho de 2017, o filho de Maneco, o pecuarista Getúlio Dornelles Vargas, se suicidou com um tiro na cabeça.

Diante desse e de outros casos de suicídio na mesma família, suscita-se a questão: é possível que o desejo suicida seja hereditário? Será que há algo presente no DNA humano – responsável por transmitir a cor dos olhos ou a predisposição á certas doenças – que pode explicar acontecimentos desse tipo?

O psicólogo clínico e professor da Universidade Mackenzie, Leonardo Luiz, explica que muitos fatores podem ser relevantes para desencadear o comportamento suicida, mas não acredita que isso possa estar no DNA. Ele afirma que esse é um estudo sem dados concretos, mas não descarta que estados depressivos sejam atenuantes no impulso para o ato.

– Coisas que acontecem na vida social de cada sujeito podem ser relevantes para seu desconforto, frustração e medo, como bullying, perdas, rompimentos e luto. Há estudos não conclusivos sobre esse fenômeno, mas não entendo que haja realmente um componente genético. Isso é muito polêmico, cientificamente. Também seria muito superficial afirmar que não há nenhuma relação. Eu entendo que haja um estímulo velado pela convivência melancólica. Repetir aquilo que se observa. Coisas boas e coisas ruins. Tudo isso se refere a aspectos emocionais e individuais construídos por intermédio das relações que o sujeito estabelece com o meio e com outros indivíduos – especificou o psicólogo ao Pleno.News.

BUSQUE AJUDA
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda ligue para o número 188 ou acesse o site.

 

Leia também1 Homens e mulheres da Bíblia que passaram pela depressão
2 Autores abordam depressão e suicídio em livros
3 Suicídio: o que fazer diante de uma ameaça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.