Segundo pesquisa, 16 milhões de brasileiros não têm dentes
Perda de dentes é apontada como segundo fator que prejudica qualidade de vida
Ana Luiza Menezes - 17/08/2018 15h48

Uma pesquisa revelou que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. O estudo, realizado pela Edelman Insights, apontou ainda que a perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas entre 45 e 70 anos de idade.
Segundo 32% dos entrevistados pela análise a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo. O objetivo do levantamento era avaliar a questão da perda de dentes e autoconfiança. Ao todo, 600 pessoas latino-americanas foram entrevistadas, entre elas 151 brasileiros.
Os dados obtidos revelaram ainda que 39 milhões de pessoa no Brasil usam próteses dentárias. Também foi descoberto que 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.
Sobre questões como autoestima, 38% dos entrevistados afirmaram que a ausência de um ou mais dentes faz com que se sintam mais inseguros para ir a festas e outros eventos, além de prejudicar relacionamentos amorosos. Mais da metade das pessoas acredita que a aparência do rosto piora quando a dentição não é boa. Relatos expuseram a dificuldade na pronúncia das palavras em função da perda dos dentes.
Leia também1 Vacinação contra sarampo e pólio terá Dia D neste sábado
2 STJ permite a família importar remédio a base de maconha