Saúde: Seis dicas para evitar gripes e resfriados no inverno
Médica explica como medidas simples podem reduzir em até 40% as chances de doenças respiratórias
Ana Luiza Menezes - 07/06/2018 19h25 | atualizado em 03/07/2018 15h51
A estação mais fria do ano faz muitas pessoas apresentarem sintomas como espirros, coriza, congestão nasal e tosse.
Especialistas afirmam que para escapar de gripes e resfriados é necessário ter alguns cuidados e seguir dicas simples que podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças de inverno.
– As temperaturas mais baixas propiciam aglomerações em ambientes fechados, aumentando as chances de contágio – explica Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
De acordo com a médica, medidas como a limpeza e hidratação nasal, além de assepsia, alimentação adequada e imunizações em dia são os segredos para blindar a saúde contra as doenças dessa estação.
Confira as dicas abaixo:
1. Limpe o nariz diariamente
Assim como escovar os dentes, o cuidado de limpar o nariz deve ser diário. Mesmo fora do inverno e dos momentos de crise, o hábito ajuda na prevenção de gripes, resfriados e alergias. Aposte em soluções salinas 0,9%, disponíveis nas versões spray e jato contínuo. Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados. Durante os episódios infecciosos, o uso pode ser intensificado.
2. Hidratar é importante
No inverno, o ar fica mais seco, interferindo nos mecanismos de defesa do nariz. Para evitar a desidratação e fechar o Ciclo da Saúde Nasal, aposte em um gel hidratante apropriado para o nariz sempre que houver sensação de ressecamento. A mucosa nasal é revestida por cílios microscópicos, responsáveis por remover impurezas que inalamos diariamente. Com o ressecamento, esse sistema pode ser prejudicado, nos deixando mais vulneráveis a doenças respiratórias.
3. Aposte no álcool gel
O frio aumenta as aglomerações de pessoas em locais fechados, possibilitando a proliferação de doenças respiratórias. A circulação de vírus causadores de gripes e resfriados aumenta nessa época do ano. Para se proteger nesses momentos, carregue o álcool gel para a assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las.
4. Imunizações em dia
Além de todas as medidas de assepsia, é importante manter as imunizações atualizadas, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente. Ela está disponível nas versões trivalente e quadrivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 Singapore, influenza B e linhagem Victoria, além de influenza B Yamagata (no caso da quadrivalente).
5. Olho na alimentação
No inverno o apetite aumenta e, muitas vezes, as pessoas se descuidam do que colocam no prato. Para manter a saúde blindada, mantenha uma dieta balanceada e invista em alimentos como cereais integrais, castanha do Pará, soja, carnes, linhaça e peixes como salmão, atum e sardinha, que são ricos em nutrientes que ajudam no fortalecimento da imunidade.
6. Beba água
O tempo frio pode reduzir a sede, mas, para manter a saúde em dia, é importante garantir a hidratação adequada mesmo durante o inverno. A ingestão de pelo menos dois litros diários de água ajuda a manter a secreção nasal mais fluida, auxiliando na prevenção de infecções comuns dessa época do ano.
Leia também1 Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a gripe
2 ANS proíbe venda de 31 planos de saúde por serviço ruim
3 Saúde: Tire 10 dúvidas sobre o câncer de mama