Leia também:
X Aéreas oferecem spa e suítes privativas na primeira classe

Saúde mental: ‘Clube do choro’ reúne pessoas para chorar

Na Índia, encontro estimula o derramamento de lágrimas como forma de aliviar as dores e tensões

Gabriela Doria - 09/03/2018 18h05

Os indianos estão levando a sério a velha máxima de que “chorar é o melhor remédio”. Um “clube do choro” foi inaugurado no país e tem como única função reunir pessoas para chorarem coletivamente. Uma vez ao mês, dezenas de indianos se encontram num salão na cidade de Surat e compartilham suas tristezas. Segundo os idealizadores, a lágrima é uma forma terapêutica de lidar com a dor.

– Criamos este espaço para ajudar as pessoas a encontrar um ombro amigo onde chorar. O ambiente as ajuda a botar para fora as emoções com mais facilidade. Nosso lema é: “de lágrimas para alegrias” – disse o terapeuta Kamlesh Masalawala, cofundador do Clube do Choro Saudável (Healthy Crying Club), à BBC.

Cientes de que chorar é um ato de saúde, Masalawala argumenta que, conforme as pessoas envelhecem, elas tendem a esconder suas emoções, inclusive o choro.

– Sentimos vontade de chorar tantas vezes, mas não podemos. O clube é apenas um pequeno esforço para ajudar a explorarmos o lado emocional de nossas personalidades – argumentou o terapeuta.

Ainda não há consenso sobre os benefícios do choro. Apesar disso, alguns estudo sugerem que, de fato, derramar lágrimas promove sensação de alívio e bem-estar. Um artigo publicado na revista científica holandesa Motivation and Emotion mostrou que as pessoas choravam ao ver filmes tristes. Após a sessão, elas relataram se sentir piores após as lágrimas. Mas, 1h30 depois, as mesmas pessoas demonstraram se sentir melhores do que quando entraram para a sessão.

Uma das participantes do Clube do Choro endossou o resultado das pesquisas holandesas.

– Tendemos a esconder nossos sentimentos de nossas famílias, acumulando tensões. Tenho muitas questões a resolver na vida, mas essa sessão me ajudou a reduzir o estresse – destacou a indiana Tanuja Shah.

Leia também1 Veja dicas para um bem-estar físico, mental e emocional
2 Atriz que perdeu filha em acidente se apoia na fé
3 Como ajudar alguém que pensa em suicídio?

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.