Leia também:
X Regras para viajar com menores de idade

Cozinheira faz sucesso com página de receitas saudáveis

Rede social da Cozinha FIT&FAT já tem quase 1,5 milhão de curtidas

Gabriela Doria - 08/09/2017 16h21

Foi-se o tempo em que comida saudável era sinônimo de alimentos sem gosto e de aparência duvidosa. As redes sociais foram um dos principais instrumentos para derrubar esse preconceito, com vídeos curtinhos de pratos apetitosos e práticos. Aliado a isso, cozinheiros de mão cheia aproveitaram a oportunidade para divulgar receitas fitness e estimular um estilo de vida mais sadio.

É o caso da dona da página Cozinha FIT&FAT, a engenheira de alimentos Nathália Araújo. Com quase 1,5 milhão de curtidas, ela diz que a ideia surgiu porque queria compartilhar seus bons hábitos de saúde.

– Gosto de redes sociais e de compartilhar minhas aventuras na cozinha. Mas também curto, com equilíbrio e consciência, as receitas nem tanto assim. Então, decidi criar um blog em que eu pudesse compartilhar as receitas que faço e, também, mostrar que é possível alimentar-se de modo inteligente, com alimentos bons para a saúde e sem sofrimento.

Mas, de acordo com Nathália, ainda existe muito preconceito e falta de informação sobre este tipo de alimentação.

– Muitas pessoas se opõem a alimentar-se de forma saudável pois entendem que as receitas “FIT” são caras e impossíveis de serem feitas. Este conceito está completamente equivocado. Uma abobrinha, por exemplo, pode ser o ingrediente principal de receitas salgadas e doces – diz a jovem.

– Tenho a missão de mostrar às pessoas que ingredientes simples e econômicos são potencialmente saudáveis e que somos capazes de transformá-los em receitas espetaculares, tão saborosas quanto as tradicionais – completa.

Entretanto, a engenheira de alimentos acredita que há alguns desafios em atrair o público para esse estilo de vida.

– Antes de tudo, temos que entender que comemos primeiramente com os olhos. Seja a receita FIT ou FAT. Então, para montar uma receita a ser exibida online, me preocupo com o seu visual final. Por exemplo, um purê de couve-flor é super saudável e saboroso, porém sem visual atrativo. Então, deve-se pensar em um acompanhamento que contraste em cor (e que seja FIT também). Neste caso, eu servi o purê de couve-flor em um copinho de carne moída. Ficou bem legal e teve uma ótima aceitação!

A página administrada por Nathália é um das maiores de gastronomia no Brasil e faz parte de um boom de receitinhas em vídeo no Facebook. De acordo com a jovem, as receitas em audiovisual estimulam as pessoas a se aventurar na cozinha.

– O que antes era encontrado apenas em livros, somente com texto e sem muita ilustração, agora pode ser visto em uma mídia altamente didática e em questão de minutos. Isso facilita a vida e muito! Já recebi mensagens de pessoas que não sabiam fazer nada na cozinha e agora estão viciadas em fazer minhas receitas. É maravilhoso isso!

Se você já decidiu ir ao mercado para iniciar as compras para uma vida com mais saúde, a cozinheira diz o que não pode faltar.

– Numa boa cozinha não podem faltar vegetais. Acredito que a base de qualquer receita saudável envolva raízes e tubérculos, como batata-doce, inhame, mandioca; frutas como banana, maçã, mamão; e cereais e leguminosas, como arroz, feijão, grão-de-bico e aveia. Ou seja, comida de verdade.

E, para os entusiastas da cozinha e aqueles que desejam reeducar a alimentação, a expert dá algumas dicas:

– O primeiro passo é decidir mudar ou pelo menos decidir conhecer o novo estilo de vida. O meu conselho é que façamos sempre a melhor escolha possível naquela refeição do momento. Não trata-se de ter a sua alimentação escrita em um papel. Trata-se de entender a ideia de saúde e praticá-la a todo momento.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.