Leia também:
X Crise muda hábitos de viagem dos turistas brasileiros

Comer menos carboidrato ajuda a manter perda de peso

Resultado de estudo foi divulgado nesta quarta-feira

Ana Luiza Menezes - 14/11/2018 18h48

Reduzir a ingestão de carboidratos ajuda a manter perda de peso Foto: Pixabay

Um novo estudo elaborado pelo Boston Children’s Hospital e pela Universidade Estatal de Framingham, nos Estados Unidos, revelou que uma dieta com pouco carboidrato pode ajudar na manutenção da perda de peso. Segundo os pesquisadores, esse hábito alimentar faz com que o tratamento da obesidade seja mais efetivo.

Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (14), na Revista Médica Britânica (BMJ, sigla em inglês). A pesquisa analisou o peso de 1.685 participantes expostos a uma dieta controlada por 20 semanas, assim como a medição de secreção de insulina, os hormônios metabólicos e o gasto total de energia, ou seja, as calorias queimadas.

– Esta análise é o maior estudo sobre a alimentação que existe para provar o ‘Modelo de carboidratos e insulina’ e proporciona uma nova forma de ver o tratamento contra a obesidade – afirmou o principal pesquisador, David Ludwig.

Segundo ele, os carboidratos processados que inundaram as dietas com baixo teor de gordura aumentam o nível de insulina e, consequentemente, as células adiposas armazenam um maior número de calorias. Com menos calorias disponíveis para o resto do corpo, a fome aumenta e o metabolismo desacelera, desembocando assim no aumento de peso.

Durante o estudo, os participantes se dividiram em três grupos e receberam dietas com quantidades diferentes de carboidratos para comparar o gasto de energia destinado na hora de queimar calorias. Os testes demonstraram que a despesa de energia total era significativamente maior na dieta baixa em carboidratos, pois os participantes queimaram cerca de 250 calorias a mais por dia do que aqueles que tinham seguido a dieta com maior ingestão de carboidratos.

– Isto se traduziria na perda de peso de aproximadamente 20 quilos depois de três anos – disse a pesquisadora Cara Ebbeling.

A equipe concluiu que diferença na queima de calorias entre as dietas baixas e altas em carboidratos foi muito maior nas pessoas com altos níveis de secreção de insulina, com uma média de 400 calorias queimadas por dia.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Brasil é o 4º país com o maior índice de diabéticos do mundo
2 Susana Vieira luta contra a leucemia há três anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.