Leia também:
X 10 pequenas humilhações que todo mundo já passou na vida

Chef das estrelas conta como ter uma alimentação saudável

Lorena Abreu já atendeu famosos como Anitta e Maria Rita

Jade Nunes - 14/08/2017 11h42 | atualizado em 15/08/2017 13h30

O índice de obesidade aumentou em 60% nos últimos 10 anos no Brasil. Entre 2006 e 2016, a quantidade de pessoas obesas subiu de 11,8% para 18,9%, segundo informações da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgadas em 2017.

Mas não foi só o número de obesos que aumentou. Diagnósticos de diabetes e hipertensão também ficaram mais frequentes. Médicos afirmam que essas duas doenças estão ligadas à obesidade. Por isso é tão importante ter uma alimentação saudável.

A chef Lorena Abreu sabe bem disso. Acostumada a atender estrelas como Anitta, Preta Gil, Maria Rita, Isis Valverde e muitos outros, a chef conta o que fazer para conseguir ter uma boa dieta a longo prazo:

– Quem quer começar a comer de forma saudável precisa ter equilíbrio. Isso porque quanto mais radical for a alimentação, a tendência é a pessoa não dar continuidade.

Para fugir dessa armadilha, Abreu sugere que a pessoa pegue as receitas que mais gosta e faça releituras desses pratos com ingredientes mais saudáveis. Dessa forma, ela explica que é possível ter uma assimilação visual e afetiva da comida, o que facilita todo o processo.

Mesmo seguindo essa dica, comer legumes e verduras ainda é um suplício para muitos. Se esforçar para redescobrir esses alimentos, especialmente se preparados de uma nova forma, pode ser a solução para o problema, afirma a chef.

Reinventar pratos é, inclusive, uma especialidade de Abreu. Ela explica que muitas vezes tem que improvisar para dar conta do recado. As receitas que fazem mais sucesso são: moqueca com arroz de couve-flor e farofa de farinha de castanhas; estrogonofe com batata de forno; fricassê de frango; e lasanha de abobrinha com recheio cremoso de cogumelos.

Para proporcionar aos clientes famosos essas receitas, a chef é contratada para dar treinamento aos cozinheiros de cada casa e, em alguns casos, para o próprio contratante. Ela conta que alguns artistas participam das aulas, pelo menos quando podem. Para se preparar, Abreu faz uma lista de tudo o que o cliente gosta de comer e depois é combinado o que irá mudar na dieta de cada um. Mas há uma exceção.

– A única que foi diferente foi a Anitta porque eu fiquei trabalhando para ela como personal chef. Eu fiquei alguns meses viajando com ela. Também havia o direcionamento de um médico para saber o que ela podia comer e como seria a rotina. Dentro desse cardápio eu criava as receitas com base no que ela gostava. A missão era que ela ampliasse o paladar e abrisse a mente para novos sabores – conta a chef.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.