Leia também:
X Casal de 99 anos celebra oito décadas de casamento

Reino Unido quer teste de DNA para doentes com câncer

dna2

DNA

Jade Nunes - 04/07/2017 15h49 | atualizado em 05/07/2017 09h50

A professora Sally Davies, que comanda o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), recomendou que testes de DNA sejam integrados à rotina dos pacientes com câncer. Dessa forma, os tratamentos seriam escolhidos de acordo com o perfil de cada um.

Segundo Sally, o “sonho genômico” deve entrar em vigor dentro de cinco anos, com o sequenciamento genético se tornando padrão como exames de sangue e biópsia. No momento, 31 mil pacientes do NHS, incluindo alguns com câncer, já têm o sequenciamento genético completo.

Cada genoma custa cerca de R$ 3 mil e, segundo a pesquisadora, em dois terços dos pacientes essa informação pode ajudar no diagnóstico e tratamento da doença. Os médicos podem escolher as drogas mais eficientes para cada caso e, por outro lado, podem identificar os pacientes que não terão benefício com determinado tratamento, podendo evitar medicamentos e efeitos colaterais desnecessários.

Para a privacidade dos pacientes, os dados genéticos serão armazenados de forma segura e sem identificação. Atualmente, testes genéticos são realizados em 25 laboratórios regionais do NHS e em pequenos centros. O projeto de Sally é centralizar o serviço e criar uma rede nacional para garantir acesso igualitário aos testes em todo o território britânico.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.