Leia também:
X Dicas! O que eu devo aproveitar na primeira vez em Salvador?

Quem resiste? Veja 7 benefícios do café para a saúde

Quem gosta de café vê melhora na memorização

Pleno.News - 09/03/2022 10h09

Quem resiste? Veja 7 benefícios do café para a saúde Foto: Pixabay

Muitos consumidores não sabem dos reais benefícios do café para a saúde. Sem contar, é claro, o delicioso cheiro e o inconfundível sabor que agrada ao paladar. Mas há quem fique na dúvida se o café faz bem ou mal.

Fato é que a bebida é a segunda mais consumida em todo o país. Fica atrás apenas da água, conforme dados levantados pela Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).

É bom saber que o café também contém ácidos orgânicos como o clorogênico, que funciona como um antioxidante; assim, essa bebida tem propriedades que combatem o câncer, o diabetes e outros males.

Dessa forma, quem não abre mão do cafezinho está se prevenindo contra certas doenças – inclusive aquelas que têm impactos emocionais, como ansiedade e estresse.

Bem, essas são apenas algumas vantagens do café, viu?

A seguir, listamos os 7 benefícios dessa bebida para a saúde. Entenda como ela nos ajuda a viver melhor!

1. Melhora a memorização
Com a agitação diária, é comum esquecermos uma tarefa ou outra. Mas há quem esqueça as coisas com maior frequência. Não é verdade? A perda de memória é um caso sério que tende a piorar com o tempo.

Por outro lado, quem gosta de café vê melhora na memorização. Esse é um dos principais benefícios do café.

Ao ingerir a bebida, o indivíduo torna a sua memória mais resistente, em especial a de longo prazo. Então, fica a dica: beba café!

2. Diminui os problemas cardíacos
Muita gente se pergunta sobre outros benefícios do café à saúde. É provável que você também queira saber. Então, aqui vai mais um dado importante…

O café diminui os problemas cardíacos em até 11%, ajudando o órgão a bombear o sangue corretamente. Isso ocorre pela presença de polifenóis na bebida.

Essa substância minimiza a ação dos radicais livres, o que combate o colesterol ruim. Lembrando que o colesterol ruim aumenta os riscos ao sistema cardiovascular. Por isso, beber café faz bem para o coração!

3. Combate o câncer
O câncer é uma doença agressiva que espalha células anormais pelo corpo, o que destrói os tecidos saudáveis. Sendo cada vez mais comum, a doença gera medo em grande parte da população. Ainda assim, ela pode ser evitada com uma simples xícara de café bebida diariamente.

Em outras palavras, um dos benefícios do café é o combate ao câncer, pois a bebida possui antioxidantes que refreiam a deterioração das células, auxiliando na contenção de tumores e mutações.

4. Fortalece o sistema respiratório
Quem lida com problemas respiratórios têm dificuldade em viver bem, já que o ar fica mais escasso; em especial, quem sofre de asma.

Porém, existe um “remedinho caseiro” que ajuda a respirar melhor: o café! Ele fortalece o sistema respiratório, funcionando como um broncodilatador. Dessa forma, ajuda a evitar as doenças respiratórias.

Uma ótima dica, não é mesmo?

5. Evita a dor de cabeça
Um dos benefícios do café para a saúde é a prevenção contra a dor de cabeça – um tipo de doença comum que promove o mal-estar, a desatenção e o estresse.

Decerto, a bebida funciona como analgésico, dispondo de substâncias anti-inflamatórias. Esses elementos reduzem a forte enxaqueca e as dores de cabeça.

Mas, vale lembrar que cada organismo funciona de um jeito. Enquanto alguns vencem a dor de cabeça com café, outros o veem como grande vilão no surgimento da doença.

De toda forma, é bom prestar atenção na reação do corpo após a ingestão de café. Em caso de dúvida, converse com o médico.

Um dos benefícios do café para a saúde é a prevenção contra a dor de cabeça Foto: Pixabay

6. Auxilia a luta contra o diabetes
Você sabia que o café auxilia na luta contra o diabetes? Pois é! Algumas pesquisas revelaram que consumir a bebida ajuda a diminuir a glicemia no sangue, reduzindo assim a ocorrência da doença que afeta muitos brasileiros.

Agora, quem já lida com ela, tem a chance de evitar o tipo 2 da diabetes consumindo café, visto que o benefício do café à saúde amplia a sensibilidade da insulina, tornando a pessoa menos propensa a níveis mais graves da doença.

7. Aumenta a energia
Ah, e você já deve ter ouvido por aí que o dia só começa depois de uma xícara de café, não é mesmo? Bem, não é nenhum segredo que o café aumenta a energia, dando mais disposição para trabalhar, estudar e fazer atividades.

Logo depois de tomar o café, é notável o ganho de energia e a diminuição do cansaço. Por esse motivo, muitas pessoas ingerem café para estudar até tarde, já que a cafeína deixa quem a consume mais ativo, sendo este um dos 7 benefícios do café para a saúde!

Fontes: ReviewCafé | Abril | PubMed

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.