Leia também:
X Crianças e adolescentes estão praticando menos exercícios

Projeto oferece tratamento para mulheres sem dentes

Iniciativa ajuda vítimas de violência doméstica

Ana Luiza Menezes - 26/11/2018 18h28 | atualizado em 26/11/2018 18h29

Mulheres que foram agredidas têm seus dentes restaurados pelo projeto (Foto Ilustrativa) Foto: Pexels

Diante do grande número de mulheres agredidas dentro de suas próprias casas, um projeto se propôs a oferecer uma nova esperança para elas. Visando proporcionar um novo sorriso para vítimas de violência doméstica, que perderam seus dentes após as agressões, o dentista Fábio Bibancos lançou o Apolônias do Bem.

A inspiração para o nome do projeto veio da personagem Apolônia, que viveu em Alexandria e morreu em 249 d.C., após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Por sua história, ela passou a ser considerada a padroeira dos dentistas e das pessoas que sofrem com problemas dentais.

A ideia de Fábio começou a ser desenvolvida em 2012. Desde então, já alcançou mil mulheres de todo o Brasil. As beneficiárias precisam apresentar um Boletim de Ocorrência para comprovar a agressão que causou a perda dos dentes ou que afetou a saúde bucal. A partir daí, é feita uma triagem e ela iniciam o tratamento.

Para a realização de seu atendimento, ele conta com a ajuda de profissionais voluntários. Antes do projeto com mulheres, ele já tinha criado o chamado Turma do Bem, no qual 17 mil dentistas se ofereciam para cuidar de crianças entre 11 e 17 anos, no Brasil e outros países da América Latina e Portugal.

– Cerca de 14.500 atuam no Brasil e, destes, quase 100 participam do atendimento às mulheres – explicou Fábio.

Sobre o auxílio prestado às mulheres, ele contou que abriu uma parceria com o Projeto Fenix. Desde então, promotoras e juízas de São Paulo encaminham vítimas da violência que tiveram a dentição afetada.

– As demandas costumam ser muito difíceis, várias apresentam afundamentos ósseos, foram vítimas e chutes, marteladas, socos, paneladas. Temos uma empresa de implantes, a Implacil, que é parceria e colabora para viabilizar os atendimentos – disse ele.

APOIO DE GRANDES MARCAS FEMININAS
Recentemente, o projeto de Bibancos ganhou o apoio da marca de roupas Animale. Com a campanha Mais um Sorriso, a marca criou um produto que teve a renda totalmente revertida para beneficiar o programa que restaura dentes de mulheres. As camisetas vendidas pela loja tem o valor de R$ 298.

A iniciativa da Animale contou com a participação de famosas como Mônica Martelli, Zezé Motta, Agatha Moreira, Rafa Brites, Julia Anquier, Lu Grimaldi, Monalysa Alcântara, Lan Lan, Luciana Braga e Lívia de Bueno.

– São mulheres protegendo mulheres, elas se tornam embaixadoras da causa, e isso incentiva outras pessoas a se posicionarem em prol do projeto – declarou Fábio.

Com cada vez mais pessoas engajadas, o objetivo é fazer com que as mulheres voltem a sorrir apesar da violência que sofreram. A restauração de arcadas dentárias é mais uma forma de mostrar que a vida delas pode ser reconstruída e que há esperança.

Leia também1 Crianças e adolescentes estão praticando menos exercícios
2 Alimentos industrializados deverão ter menos açúcar
3 RJ: Ex-diplomata que agredia atriz se entrega à polícia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.