Leia também:
X Tire suas dúvidas sobre a ação da vacina contra a gripe

Por que Kate Middleton saiu tão rápido do hospital?

Mães brasileiras levam mais tempo para ter alta após o parto

Jade Nunes - 24/04/2018 09h16 | atualizado em 24/04/2018 10h51

A duquesa de Cambridge Kate Middleton deu à luz ao terceiro filho no Hospital St. Mary, em Londres, na Inglaterra, na manhã desta segunda-feira (23). Sete horas depois ela saiu da maternidade ao lado do marido, príncipe William, carregando o bebê no colo.

Kate teve parto normal, assim como aconteceu com os dois outros filhos, príncipe George e princesa Charlotte. No Brasil, porém, é improvável que ela teria deixado o hospital no mesmo dia.

A portaria 2.068/2016, do Ministério da Saúde, determina que mães e bebês poderão voltar para casa 24 horas após o nascimento, desde que ambos apresentem boas condições de saúde. Antes, na portaria de 1993, o prazo era ainda maior: 48h.

Caso o nascimento se dê por cesárea, a alta costuma acontecer apenas após 72 horas de internação.

A médica Maria Helena Bastos, doutora em parteria e saúde da mulher, explica o sistema inglês de assistência ao parto. Ela fez mestrado e doutorado na terra da rainha.

– Normalmente, quem tem parto normal em hospital na Inglaterra pode ir para casa 6 horas após dar à luz. No caso da cesariana, a mulher fica internada lá por cinco dias, enquanto aqui leva mais tempo – esclarece em entrevista à Veja.

De acordo com Bastos, a duquesa terá uma parteira totalmente dedicada a ela no pós-parto, assim como foi no pré-natal, com visitas domiciliares por até 21 dias. A atenção, no entanto, não é exclusiva para a família real.

– O sistema de atenção ao parto lá é totalmente integrado à rede de saúde. Seja princesa ou lavadeira, todas têm esse modelo de atenção com uma parteira dedicada a ela.

Leia também1 Fotos! William e Kate saem da maternidade com novo bebê
2 Kate Middleton está dando dicas de moda a Meghan
3 Veja imagens do convite de casamento de Harry e Meghan

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.